(Fonte da imagem: Reprodução/Search Engine Land)

A Google está infringindo as leis que ela mesma impôs para a utilização do seu motor de buscas. Achou estranho? Mas é a mais pura verdade. Após contratar a empresa Unruly Media para as campanhas de marketing do navegador Chrome, muitas páginas da internet começaram a surgir com o texto “This post is sponsored by Google” (Esta postagem é patrocinada pela Google).

Não existe nenhum problema em patrocinar blogs e sites, mas faz parte das regras da Google não permitir que links patrocinados sejam incluídos em páginas indexadas. É necessário que a postagem seja feita com o “nofollow” ativado, fazendo com que os links daquela página não fortaleçam o SEO de nenhum outro site (no caso, a página de download do Google Chrome).

Segundo a Google, a culpa disso é apenas da Unruly Media, que concordou que as publicações sem “nofollow” foram um grave engano. Segundo os sites Search Engine Land e SEO Book, são mais de 400 páginas na internet exibindo o aviso de post pago pela empresa de Mountain View. 

[Atualizado]

Como vários usuários relataram não ter compreendido alguns dos termos utilizados, o Tecmundo decidiu atualizar a matéria com as devidas explicações.

SEO: Search Engine Optimization é a utilização de palavras-chave e recursos de indexação que tornem as páginas da internet mais relevantes para os motores de busca (como Google e Bing). Quanto melhores as técnicas de SEO de um site, mais relevância ele vai ter e mais usuários vão acessá-lo.

Indexação: é o que torna a página disponível nos motores de busca. Quanto maior a relevância do site, mais rapidamente ela será indexada e disponibilizada para quem está procurando algum termo.

Nofollow: toda página da internet pode ser encontrada por buscadores, desde que estejam marcadas como "Follow" (Seguir). A Google exige que postagens patrocinadas não sejam disponibilizadas dessa forma, por isso é necessário o "Nofollow" (Não seguir).

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