Anna Patterson é ex-funcionária do Google e agora é a responsável pela criação do portal de buscas Cuil. Mostrando-se como uma oposição total ao Google — não que o Cuil tenha diversos botões e uma interface sobrecarregada —, mas o fundo da página, totalmente preto, revela que ele é contrário ao Google.

Números impressionantes

Cuil mostra logo em sua página principal um número: 121 bilhões e alguns quebrados. Este número faz referência à quantia de páginas indexadas no mecanismo de busca do site, e é útil para provar que a capacidade de procura do site não é nada fraca!

Busca por categoriasSegundo o próprio site do Cuil, o objetivo principal é indexar todas as páginas de internet – e não somente parte das páginas. Já o concorrente Google relata que analisa em suas buscas um trilhão de páginas, porém nem tudo é fornecido nos resultados do site.

Abas facilitam...

Além da proposta inovadora de indexar tudo, o Cuil revoluciona em alguns pontos básicos. Um fator que o diferencia em muito é o sistema de abas do site, que facilita muito na hora de procurar por algum assunto específico. Este sistema não é para que você faça várias pesquisas simultaneamente, é uma facilidade que disponibiliza abas com os temas relacionados ao assunto principal.

Outro recurso que deve tornar o site muito popular é a busca por categorias, a qual também é efetuada automaticamente. Ao procurar por um assunto qualquer, o mecanismo do Cuil já mostrará na parte direita do site essa busca por categoria, a qual fornece até pequenas descrições quando utilizado o mouse sobre determinada palavra.

Fantástico! Mas fará cócegas ao Google?

Ameaça pode ser um termo exagerado, um bom concorrente talvez soe melhor. Claro que essa concorrência só se dará caso a empresa do Cuil estabelece um bom plano para crescimento, e há muito outros fatores que podem influenciar na popularidade do site, de modo que o site pode não tornar-se nem sequer conhecido para os brasileiros.

Cuil

Cuil é apenas um “bebê”, e devido a isto não conta com traduções para outros idiomas como o seu concorrente. Não há relatos também de quando haverá tal recurso no site, porém se o crescimento do site for como o esperado, as traduções devem vir logo.

As buscas, em suma, são instantâneas, proporcionando uma experiência similar à do site Google. Além da rapidez, vale frisar o sistema inteligente de auto-completar presente em grande parte das buscas, o qual mostra buscas relacionadas ao termo que você digitou. E um último recurso que completa a lista de vantagens do Cuil é a inserção de imagens pequenas — em  geral o site mostra o logo do site ou uma figura que represente o objeto procurado — para que o usuário tenha certeza do assunto procurado.

Busca inteligente

Um grande problema que o site enfrentará é a questão das parcerias que a Google tem, ou você nunca notou que no navegador Firefox há uma barra de pesquisa automática para o Google? Fora esse problema, há diversos outros que podem não fazer a empresa caminhar por onde deseja, mas por ora vale fazer umas buscas para ter uma experiência diferente.

Cupons de desconto TecMundo: