Google lança kit de desenvolvimento para você usar Google Assistant em tudo

2 min de leitura
Imagem de: Google lança kit de desenvolvimento para você usar Google Assistant em tudo
Imagem: Engadget

Já pensou em utilizar a interatividade dos comandos vocais e as milhões de informações que o Google Assistant pode processar em seus próprios projetos, como em um mixer de drinks, um conjunto de luzes ou até mesmo um robozinho? A Google facilitou e agora isso é possível: a companhia de Mountain View lançou nesta quinta-feira (27) um kit de desenvolvimento de seu assistente virtual.

Com o kit será possível customizar ações para você controlar o que quiser a partir de comandos vocais

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Com o kit de desenvolvimento, seu dispositivo pode utilizar todo o potencial do Google Assistant, permitindo que você converse com ele e realize seus projetos. Com o ‘Actions on Google’ você pode estender o assistente para seguir seus próprios comandos. Por exemplo, você pode construir uma ação para mudar o status de um dispositivo local, como acender uma luz LED ou mover um robô”, explica Wayne Piekarski, desenvolvedor especialista em Internet das Coisas na Gigante das Buscas.

Agora você pode enfiar o Google Assistant em uma máquina de drinks, para preparar seus coquetéis e contar piadas enquanto você beberica o resultado da preparação

Além disso, será possível utilizar a função “Ok Google” ou um botão para começar uma conversação com a inteligência artificial. Tudo poderá ser transcrito de uma forma que você poderá atribuir tarefas a partir de palavras-chave. Por exemplo, um painel luminoso pode diminuir ou aumentar sua intensidade a partir de “triste” ou “feliz”.

Popularização da plataforma

Não é segredo de ninguém que a Google pretende vencer a “guerra de assistentes virtuais” de maneira parecida com que fez com o Android: multiplicando seu uso até que o Google Assistant esteja em plataformas comuns a todos seus usuários.

A companhia já havia liberado a ferramenta para grande parte de produtos em seu ecossistema: celulares Android nas versões Marshmallow e Nougat, telefones Pixel, dispositivos com Android Wear, Google Home, Google Allo e, em breve, Android Auto e Android TV.

Confira um vídeo de demonstração de uso:

Programação aberta

De acordo com Piekarski, tudo foi pensado para que qualquer um possa começar um projeto do zero e criar seu próprio protótipo com o uso do kit de desenvolvimento. O Google Assistant SDK é amigável à codificação aberta em linguagens como Python e Linux e compatível com estruturas simples, a exemplo de um circuito Raspberry Pi 3.

Com a novidade você pode usar o Google Assistant para customizar a intensidade de um conjunto de luzes, por exemplo

A documentação está disponível no endereço para desenvolvedores, onde os interessados poderão encontrar “passo-a-passo” e exemplos práticos prontos para serem utilizados. A comunidade dedicada à novidade também está aberta para qualquer um tirar dúvidas e compartilhar ideias e sugestões.

A única restrição da Google fica com relação ao uso comercial: “Se você está interessado em construir um produto comercial com o Google Assistant, encorajamos vocês a nos contatar”.

***

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.