Doodle da Google nesta quinta-feira (9) celebra 108 anos de Carmen Miranda

1 min de leitura
Imagem de: Doodle da Google nesta quinta-feira (9) celebra 108 anos de Carmen Miranda

Nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, Carmen Miranda completaria seus 108 anos caso estivesse viva. Celebrando a data da artista mundialmente famosa, a Google resolveu trocar o logo na página principal do seu buscador por um doodle feito sob medida para a ocasião. Ainda que a imagem não tenha animações ou seja tão arrojada quanto em peças anteriores, o estilo despojado da ilustração e as pinceladas coloridas casam perfeitamente com a homenageada.

Talentosa na atuação, na dança e no canto, Carmen deixou sua marca na história da arte com sua roupa tipicamente baiana, seu chapéu repleto de frutas tropicais e participações tanto na música quanto no rádio e nos cinemas. Embora a artista seja considerada por muitos como uma celebridade brasileira, ela na verdade é natural de Portugal. Pode ficar tranquilo, isso não muda muita coisa, já que a moça se mudou bem cedo para o Brasil e foi criada no Rio de Janeiro – adquirindo toda a sua “brasilidade” ao longo dos anos.

Só faltou uma trilha sonora com "Tico-Tico no Fubá", hein?

Eventualmente, Carmen Miranda foi morar nos Estados Unidos e se tornou uma das atrizes mais requisitadas de Hollywood, participando de dezenas de produções na década de 1940 e juntando uma fortuna de respeito. Ela acabou morrendo jovem, em 1955, aos 46 anos, em sua mansão em Beverly Hills, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Desde então, a artista foi homenageada múltiplas vezes, com documentários, biografias e até com uma estrela na Calçada da Fama.

O doodle feito pela Google para celebrar o aniversário de Carmen e a proximidade do Carnaval no Brasil foi criado pela ilustradora Sophie Diao e traz a cantora rodeada pelas dançarinas que a acompanhavam em turnê pelo mundo. Vale lembrar que, em junho do ano passado, a empresa também publicou um desenho especial para comemorar os 109 anos de Dercy Gonçalves.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.