Google lança técnica de compressão de imagens que economiza 75% de dados

1 min de leitura
Imagem de: Google lança técnica de compressão de imagens que economiza 75% de dados
Imagem: Android Headlines

A Google lançou um método de compressão que promete reduzir em até 75% a quantidade de dados gasta com o upload de imagens. Batizado de RAISR (Rapid and Accurate Image Super Resolution), a técnica usa a máquina de aprendizado da companhia para transformar fotos de baixa em alta resolução.

Como ela faz isso? Bem, normalmente o processo de escalonamento apenas adiciona mais pixels, o que visualmente parece ter mais qualidade, mas carece de detalhes vívidos e intensos. O RAISR aprende com o sistema da empresa e encontra filtros aplicados em cada ponto da versão de pouca fidelidade e a otimiza. O resultado é algo bem próximo do original.

Em vez de enviar a imagem completa, o Google+ precisa de apenas 1/4 dos pixels e o RAISR completa o conteúdo e o deixa em alta fidelidade

Essa tecnologia usa uma versão com apenas 1/4 dos pixels e completa o restante. Esse processo consome três vezes menos banda de internet e já está presente no app Google+ de alguns dispositivos com o sistema operacional Android. A novidade deve se espalhar pelos outros produtos da gigante de Mountain View, como a Play Store, o YouTube e outros serviços.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.