A Google está disposta a diminuir os acessos às lojas online, como a Amazon ou o eBay, e fazer com que o consumidor compre cada vez mais direto do buscador — e pelo celular. A esse público que enche o carrinho virtual e mobile é que são direcionados os novos recursos de resultados de pesquisas.

A primeira novidade é a presença de anúncios da área de Shopping nas pesquisas por imagem. Ao procurar produtos no Google, você recebe também sugestões de compras baseadas em quem pagou para aparecer na plataforma. De acordo com a empresa, perguntas como "Onde eu posso adquirir?" e "Quanto custa?" são frequentemente feitas junto com essas buscas.

A pesquisa por imagem com anúncios

Além disso, é possível até ver o catálogo online de lojas sem sair do Google. Basta fazer uma pesquisa pelo estabelecimento e, dentro da página dele no buscador, realizar uma segunda pesquisa, agora direcionada ao produto. Em outras palavras, adeus telefonemas ou visitas ao site (às vezes nem tão bom) do local.

Ver o catálogo sem sair do Google

A opção de retirar o produto comprado diretamente na loja também foi adicionada. Esse é um ótimo recurso para vendedores regionais e de pequenos negócios — e muitos consumidores também preferem economizar em frete e ir buscar o pacote em uma filial perto de casa.

A busca no estoque próximo a você

Por enquanto, as novidades serão implementadas somente no Google para os Estados Unidos, chegando aos poucos a mais localidades.

Cupons de desconto TecMundo: