Sabe quando você está conversando com alguém e precisa buscar ou pegar um conteúdo de outro site para colar na conversa? Sempre bate aquela preguiça — e até a Google reconhece isso. A empresa apresentou um novo aplicativo para o iOS que otimiza justamente esses processos, o Gboard.

O Gboard é um teclado normal à primeira vista, mas que conta com um adicional importante: um ícone com a logo da Google. Clicando lá, uma caixa de pesquisa surge para você digitar o que quiser e colar o resultado rapidamente no chat. Assim você não precisa alternar entre janelas e quebrar o ritmo do bate-papo para trocar informações.

A cópia e colagem pode ser de textos, informações em geral, mapas com direção, GIFs animados, emojis e mais. Você pode baixar o Gboard por este link e configurá-lo como qualquer outro teclado baixado para o iOS. Por enquanto, ele só suporta o inglês como idioma do corretor.

Cadê o Android?

Muita gente se perguntou o porquê de a Google ter lançado o Gboard somente para o iOS e deixar o próprio sistema operacional, o Android, de fora. Acontece que a função "Google Now on Tap", que foi apresentada com o Android Marshmallow, já faz muitas coisas parecidas — mas não iguais. Ou seja, ou a Google vai confiar nessa função como substituta ideal do teclado ou só vai incorporar essa versão mais tarde, e quis garantir o mercado na rival antes de tudo.

Você usa algum app de teclado para o iOS? Qual o seu favorito? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: