Resultados das buscas feitas no Google podem passar a ser exibidos em preto

1 min de leitura
Imagem de: Resultados das buscas feitas no Google podem passar a ser exibidos em preto

Os resultados das buscas feitas através do Google poderão passar a ser exibidos em preto. A notícia, divulgada pelo periódico britânico Telegraph, veio à tona após a publicação de uma série de screenshots compartilhada via Twitter por usuários do motor de buscas. “A Google está fazendo um Teste A/B com links em preto?”, escreveu um internauta ao fazer o upload de uma imagem que exibe a mudança.

Neste momento, apenas uma base seleta de usuários está sendo agraciada pela atualização – assim, o lançamento do que poderá vir a ser a nova marca gráfica da empresa não será realizado de imediato. Vale lembrar que testes que têm o objetivo de melhorar a usabilidade de um produto através da alteração do design já foram realizados pela Gigante das Buscas.

"Google! Os links em preto não clicados têm uma aparência terrível e não são muito funcionais!", comentou o usuário Joseph Madden

O episódio conhecido como “50 tons de azul” é o mais popular: quando a publicidade via Gmail foi lançada, há cerca de 10 anos, várias gradações de azul foram avaliadas com o objetivo de deixar a diferença entre anúncios de terceiros e links de acesso ao serviço de email mais evidente. Segundo informou Marissa Meyer, líder do projeto na época, o impacto do uso de tons diferentes de azul na exibição de resultados gerou uma receita extra de US$ 200 milhões.

Repercussão negativa

Os links em negrito parecem não estar agradando à maioria dos internautas que participa do teste. O principal problema está na diferenciação entre os resultados já lidos dos não lidos. “Espero que a Google mude a cor dos links pretos para a cor azul em breve. Esses links em preto estão me deixando muito triste”, disse D-J Gordon em seu Twitter. “Os links pretos da Google estão me deixando desconfortável. Continuo pensando que sou daltônico”, protestou ollie no microblog em tom bem-humorado.

Quem não está feliz com a novidade pode consultar o fórum de ajuda da Google e resgatar o tradicional visual da engine (saiba mais aqui). Nenhum pronunciamento oficial foi feito até o momento.

...

Qual seria a melhor cor para a exibição de resultados para buscas: preto ou azul? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.