Google Play Music estende armazenamento em nuvem para 50 mil músicas

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Music estende armazenamento em nuvem para 50 mil músicas

É verdade que serviços como o Spotify, o Rhapsody e o Rdio têm lá suas vantagens, todos com extensos catálogos musicais. Entretanto, a Google Play Music acaba de se destacar em um ponto bastante relevante: o serviço agora permite que até 50 mil músicas do acervo pessoal do usuário sejam guardadas em nuvem — o limite anterior era de 20 mil faixas —, sem qualquer tipo de gasto adicional.

De fato, nem mesmo é preciso ter acesso ao Google Play Music All Access. Entretanto, despender os US$ 9,99 mensais do serviço por assinatura ainda vai lhe permitir “casar” ambas as funcionalidades. Por exemplo, caso você possua músicas que não estejam disponíveis via streaming, assinar o All Access permitirá que você crie suas próprias listas — misturando músicas que tenha “comprado” com outras disponíveis via streaming.

Seja como for, apenas a vantagem de poder acomodar milhares de músicas para utilização virtual (a partir da nuvem) em qualquer aparelho já parece uma oferta bastante atraente — excluindo a necessidade de ocupar grandes porções de armazenamento em cada gadget. Basta guardá-las todas para ouvir em streaming direto para o seu aparelho.

Alguns passos simples

Para quem estiver interessado em experimentar a oferta da Google Play Music, basta seguir alguns passos bastante simples — embora você talvez já se encontre em algum deles, é verdade:

  • Assine o serviço Google Play Music a partir da sua conta no Google; basta acessar o site play.google.com/music — o processo é essencialmente gratuito;
  • Demande o espaço gratuito para armazenamento. Haverá, então, um convite para tentar a sorte com a versão para assinantes do Google Play Music (All Access). Basta aceitar — “Get Started” — ou não — “No, thanks”. A decisão não influencia na disponibilização do espaço em nuvem;
  • Adicione músicas à sua coleção — em processo que vai guiá-lo até a instalação do aplicativo do Chrome. Basta selecionar se você quer “upar” toda a sua biblioteca de músicas do iTunes ou se gostaria de compartilhar outras pastas de músicas. Conforme dito anteriormente, você terá espaço para acomodar até 50 mil títulos gratuitamente;
  • Por fim, basta acessar à sua biblioteca de músicas em nuvem a qualquer momento em múltiplos dispositivos — com possibilidades de tocar diretamente (streaming) ou de baixar para o seu Android, iPhone ou iPad. Naturalmente, também é possível acessar ao repertório a partir de um computador.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.