Entenda como funciona o reconhecimento de endereços do Google Street View

1 min de leitura
Imagem de: Entenda como funciona o reconhecimento de endereços do Google Street View

(Fonte da imagem: Reprodução/MIT Technology Review)

O serviço Google Street View consegue ser uma mão na roda para pessoas que gostariam de encontrar um endereço específico e visualizá-lo antes de visitá-lo. Entrando com os dados da rua e o número do local, o site consegue mostrar o lugar exato que você estava procurando. Só que como é feita a identificação dos números?

A Google criou uma rede neural que pode identificar as imagens numéricas. Criada em um modelo baseado no sistema nervoso animal, a tecnologia conta com 11 camadas de neurons. Essas camadas conseguem analisar as imagens capturadas pelas câmeras de carros do Street View, combinando os pixels das fotos e encontrando padrões numéricos.

De acordo com um dos engenheiros da Google, é possível transcrever todos os números de endereços da França em menos de uma hora, graças à infraestrutura da empresa.

Caso o sistema não consiga decifrar o número, a imagem pode ser vista por pessoas, através do programa CAPTCHA. Isso mesmo, o mesmo sistema em que às vezes você deve entrar com números vistos em fotografias é usado para encontrar endereços no Street View. Basicamente, você também é responsável pelo bom serviço prestado pela Google.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.