O Google Maps, serviço de mapas GPS da Google, está ficando cada vez mais poderoso. Recentemente, ele passou a exibir infomações de acidentes de trânsito, inaugurou a navegação offline, começou a permitir que seus usuários chamem um táxi ou um Uber diretamente pelo aplicativo e até mesmo decidiu informar aos internautas em qual horário um determinado estabelecimento está mais concorrido — chega de ir ao restaurante e ser surpreendido com uma fila de duas horas.

O que muita gente não sabe é que, além de fazer tudo isso, o Google Maps também é capaz de dizer em tempo real quanto tempo falta até que seu ônibus chegue em um determinado ponto. O serviço consegue rastrear várias linhas do transporte público brasileiro e manter uma lista atualizada com a previsão de quando cada um dos carros chegará em uma parada.

É muito fácil usufruir dessa funcionalidade. Primeiramente, abra o Google Maps e dê zoom até que apareça o ícone do ponto de ônibus que você deseja consultar. Toque nele e abra a janela com maiores detalhes (puxando a “aba” branca para cima). Agora basta tocar na opção “Ônibus desta estação” para abrir a lista com todas as linhas que atendem a parada selecionada.

As informações são exibidas em tempo real

Vale observar que o Google Maps também é capaz de mostrar o intervalo de tempo entre composições nas linhas de trem e metrô — para visualizar esses dados, basta tocar em uma estação e seguir o mesmo procedimento descrito acima. Tal recurso pode não estar disponível em algumas cidades brasileiras; para fins de teste, experimentamos a funcionalidade em São Paulo capital.

Cupons de desconto TecMundo: