Será esse o novo Google Glass?

2 min de leitura
Imagem de: Será esse o novo Google Glass?

Atualmente, muita gente já deve ter se convencido de que a Google não abandonou o seu Google Glass. De fato, a despeito do desempenho um tanto abaixo do esperado do gadget, não falta quem especule  sobre como deve ser, afinal, a nova versão dos óculos. Bem, embora as informações ainda sejam bastante escassas — quase nulas, se consideradas as fontes oficiais —, sempre há uma nova patente para lançar mais lenha sobre a fogueira.

Agora foi a vez do registro identificado no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA como D727, 317 S. Entretanto, conforme reforçou o site 9To5Google, trata-se até o momento do protótipo mais crível entre todos os que tem desfilado por rumores desde o ano passado. De fato, o modelo parece concordar consideravelmente com a descrição vazada há não muito tempo por uma “fonte próxima” da produção do novo aparelho — ou, pelo menos, de um dos protótipos em desenvolvimento.

Visor e câmera em lados opostos

A julgar pela imagem, o Google Glass 2.0 representado pela imagem dos arquivos da patente teria o visor agora disposto do lado esquerdo (a estrutura fica do lado direito no modelo atual). Além disso, a câmera agora ocupa uma posição exclusiva do lado direito do gadget. Por fim, pode-se identificar o que bem poderia ser uma superfície sensível ao toque, justamente posicionada sobre a base do monitor do protótipo.

Em consonância com o que a tal fonte anônima disse ao 9To5Google há ainda uma descrição geral da estrutura do novo Google Glass: “O visual de um par de óculos comum”. Mas nunca é demais enfatizar: o fato de o protótipo da imagem realmente ter sido tirado do papel não significa que o modelo levado adiante pela Google seja mesmo esse.

Pisando perigosamente no território das especulações, outras patentes de possíveis protótipos do wearable sugerem que o novo dispositivo possa ser capaz de rastrear os movimentos dos olhos. Naturalmente, assim como todos os demais designs em potencial, é perfeitamente possível que nada disso seja concretizado — sendo o mais adequado esperar por algum novo movimento oficial, o que não deve tardar.

Sinal de vida ainda em 2015

Seja qual for o modelo definitivo do Google Glass 2.0, parece seguro afirmar que, sim, ainda há munição na Google para uma segunda rodada do seu controverso wearable. De fato, acredita-se que pelo menos o anúncio oficial do novo modelo deva ocorrer ainda neste ano — embora os mais otimistas acreditem em um lançamento ao final de 2015.

De “concreto”, entretanto, há apenas uma curiosa entrada e saída de engenheiros no projeto misterioso — embora a ponta do iceberg eventualmente seja vista em modificações de status de perfis do LinkedIn. Atualmente, os nomes mais cotados para encabeçar a produção do novo Glass são o de Tony Fadell e Ivy Ross. Além disso, há também a confirmação da Google de que não haverá testes públicos com a nova versão do dispositivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.