Google Drive: agora você pode desabilitar download e cópia para visitantes

1 min de leitura
Imagem de: Google Drive: agora você pode desabilitar download e cópia para visitantes

A Google atualizou o Drive para lhe ajudar a deixar os seus arquivos mais seguros. Por meio da nova ferramenta "Information Rights Management" (IRM), agora é possível desabilitar o download, a impressão e a cópia de documentos na plataforma.

Disponibilizada também como API — assim os desenvolvedores podem implementar a funcionalidade nos próprios apps —, a ferramenta fica acessível ao abrir o menu de compartilhamento avançado, de acordo com um post da Google.

Isso significa que, por exemplo, você pode compartilhar algum arquivo sensível apenas para visualização de maneira mais segura — já que o destinatário não vai poder baixar ou imprimir a informação.

A nova opção pode ser ativada em documentos de texto, planilhas e apresentações. Se você quer ativar o recurso, basta entrar nas opções de compartilhamento avançadas e clicar em "desabilitar opções de download, impressão e cópia".

O IRM deve ser liberado totalmente na semana que vem, com um tempo de três dias para atingir todos os usuários do Google Docs.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.