Imagem de: Google Drive: agora você pode desabilitar download e cópia para visitantes

Google Drive: agora você pode desabilitar download e cópia para visitantes

1 min de leitura
Avatar do autor

A Google atualizou o Drive para lhe ajudar a deixar os seus arquivos mais seguros. Por meio da nova ferramenta "Information Rights Management" (IRM), agora é possível desabilitar o download, a impressão e a cópia de documentos na plataforma.

Disponibilizada também como API — assim os desenvolvedores podem implementar a funcionalidade nos próprios apps —, a ferramenta fica acessível ao abrir o menu de compartilhamento avançado, de acordo com um post da Google.

Isso significa que, por exemplo, você pode compartilhar algum arquivo sensível apenas para visualização de maneira mais segura — já que o destinatário não vai poder baixar ou imprimir a informação.

A nova opção pode ser ativada em documentos de texto, planilhas e apresentações. Se você quer ativar o recurso, basta entrar nas opções de compartilhamento avançadas e clicar em "desabilitar opções de download, impressão e cópia".

O IRM deve ser liberado totalmente na semana que vem, com um tempo de três dias para atingir todos os usuários do Google Docs.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Google Drive: agora você pode desabilitar download e cópia para visitantes