Imagem de: Que tal conhecer um recurso oculto do Google Drive?

Que tal conhecer um recurso oculto do Google Drive?

1 min de leitura
Avatar do autor

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Google Drive)

A planilha eletrônica do Google Drive, que antigamente funcionava como Google Docs, conta com recursos muito bacanas, mas que passam despercebidos, sendo conhecidos e usados por poucas pessoas.

Um deles é o autofiltro com reconhecimento semântico. A função não é exatamente uma novidade, pois ela foi “descoberta” como uma alternativa para o serviço descontinuado Google Sets no final do ano passado, como reportou o Google Operating System Blog.

A ideia desse mecanismo, assim como a do serviço já fechado, é fornecer uma ferramenta que cria listas de termos relacionados a partir das palavras fornecidas. Na planilha do Google Drive, o funcionamento desse recurso é bastante simples:

  • Abra uma nova planilha;
  • Insira o primeiro termo na célula A1 e a segunda palavra na A2 (obviamente, eles devem ser relacionados);
  • Selecione ambas as células;
  • Pressione a tecla Control (ou Option para quem usa Mac); e
  • Arraste a seleção para baixo.

Nós fizemos alguns testes com diferentes temas, alguns deles apresentando ótimos resultados (como estados brasileiros, times de futebol, modelos de carros e até bairros de Curitiba) e outros nem tanto (incluindo personagens do desenho Os Simpsons, títulos de jogos, nomes de ex-presidentes e marcas de cerveja). Algumas de nossas tentativas você pode conferir na galeria de imagens abaixo.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Que tal conhecer um recurso oculto do Google Drive?