(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Quem está usando o recém-lançado Google Chrome 27 para desktop tem agora uma nova e divertida ferramenta para fazer suas buscas: o mecanismo de pesquisa por voz, antes uma exclusividade da versão de Android, acaba de ser disponibilizado no navegador da empresa para computadores, como havia sido prometido no Google I/O.

Usá-lo é extremamente simples; basta que você abra a página do Google e clique no ícone do microfone na caixa de texto. Fazendo isso, um símbolo igual ao da imagem no início da matéria é exibido – tudo o que você precisa fazer é falar o que deve ser pesquisado.

Compreensão avançada

O mais interessante, no entanto, é que a nova ferramenta se tornou muito mais inteligente, permitindo que você não se limite apenas a fazer pesquisas. Com essa mudança, é possível fazer uma pergunta comum para o Google e deixar que o sistema interprete a frase para sua busca.

Segundo o CNet, dizer “aqui”, por exemplo, imediatamente faz com que o serviço reconheça sua localização atual. Agora só falta podermos ativar a pesquisa por voz apenas dizendo “Ok, Google” – algo que já existe no Chrome americano, mas ainda não funciona por aqui.

Cupons de desconto TecMundo: