Imagem de: Problema no Google Calendar abre seus eventos privados para terceiros

Problema no Google Calendar abre seus eventos privados para terceiros

1 min de leitura
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Reprodução/shkspr)

Nesta quinta-feira (23), um desenvolvedor inglês identificado apenas como Terence Eden chamou a atenção de todos para uma falha no serviço Google Calendar da gigante de Mountain View. E é melhor tomar cuidado, porque, se o problema acontecer com você, é provável que algumas situações constrangedoras aconteçam.

De acordo com as informações divulgadas, o problema é proveniente do fato de o Calendar ser programado para avaliar o nome dos seus compromissos de maneira inteligente. No entanto, por conta da falha, o serviço vai acabar convidando todas as pessoas que forem mencionadas (na forma de um email, como mostra a imagem acima) no título escolhido por você.

Google já está trabalhando para resolver o problema

Sendo assim, caso você tenha um compromisso com a sua esposa e mencione o nome dela no título do evento, ela vai receber um convite para acessá-lo — e sem que você saiba disso e mesmo com o acontecimento definido como privado. A princípio, o Google Calendar deveria trabalhar dando a você a opção de convidá-la ou não, mas isso não está acontecendo.

Apesar disso, a pessoa que receber o aviso desse evento não vai receber nenhuma sinalização por email, apenas através do Calendar — e, ao que parece, ela não pode acessar todas as informações do evento. Além disso, Eden também explicou que o problema atinge somente algumas pessoas que não usam o Gmail e que o sistema Android está livre disso.

Ao saber da situação do Google Calendar, a gigante de Mountain View alegou que está não é uma brecha de segurança, mas que pode gerar spam para muitas pessoas. Além disso, a empresa também já alegou publicamente que está trabalhando para resolver a questão — mas, até lá, é melhor ter cuidado com os títulos que você escolhe para os seus compromissos.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Problema no Google Calendar abre seus eventos privados para terceiros