(Fonte da imagem: Reprodução/Google+)

De acordo com os dados divulgados pela britânica Global Web Index, a rede social da Google chegou aos 343 milhões de cadastros ativos em dezembro de 2012. O número coloca o Google+ como a segunda maior rede social da internet, ficando atrás apenas do Facebook e seus 693 milhões de frequentadores.

A informação mostra que a rede da Google tem potencial para crescimento e que a empresa tem acertado ao associar as contas pessoais aos diferentes serviços disponibilizados na internet. O YouTube, contabilizado pela primeira vez como uma plataforma social, ficou em terceiro lugar.

Usuários ativos e usuários passivos

O Google+ ainda sofre para se estabelecer como um concorrente para o Facebook. A rede da Google é vista como um lugar deserto ou uma cidade fantasma. O crescimento no número de usuários pode parecer um bom sinal para a empresa, mas vale lembrar que muitas pessoas utilizam a rede de forma indireta, para acessar serviços associados.

Por essa razão, apesar da Google configurar a segunda e a terceira colocação nessa pesquisa, com o Google+ e com o YouTube respectivamente, é possível entender que são os mesmos cadastros que contabilizam nas duas redes – são visitantes do YouTube que entram com suas contas no Google+.

Dados mostram o Google+ pela primeira vez à frente do Twitter (Fonte da imagem: Reprodução/Global Web Index)

O futuro das redes sociais parece mesmo se direcionar a este modelo de conectividade passiva, em que o cliente utiliza sua conta para ter acesso aos serviços e não necessariamente para interagir socialmente. As informações de navegação são associadas ao perfil, que passam a funcionar como um histórico de seus gostos e preferências virtuais. A troca na rede passa a ser indireta, sem a contribuição ativa do cliente.

Os dados mostram que o Facebook ainda é o principal canal utilizado pelas pessoas para acessar e fazer logins em outras páginas da internet, mas que a Google cresce associando YouTube, Docs e outros serviços às contas pessoais do Google+. Porém, no que se trata de conectividade ativa e consciente, em que o cliente sabe e tem a intenção de estar interagindo em uma rede social, o Facebook continua sendo a maior referência do público.

Cupons de desconto TecMundo: