5 dicas para dominar o Gmail e perder menos tempo na sua caixa de entrada

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O Gmail é o serviço de email mais popular da atualidade, e, caso use muito o correio eletrônico, você já deve ter percebido que algumas coisas poderiam ser mais automatizadas para deixar o seu dia mais prático. Contudo, existem muitas formas de fazer isso acontecer, mas a maioria dos usuários não sabe como proceder.

Portanto, nós separamos algumas dicas que podem deixar o seu cotidiano com o Gmail mais agradável, prático e rápido. Confira a lista:

1. Vai viajar? Deixe alguém cuidando da sua caixa de entrada!

O Gmail conta com uma função bem interessante para quem vai viajar para algum lugar ou vai entrar de férias e não quer saber de ter contato com emails e tecnologia no geral. É possível conceder acesso da sua conta para outra pessoa que tenha uma conta Gmail sem ter que de fato passar sua senha para ela ou encaminhar suas mensagens para essa pessoa legal que aceitou cuidar delas.

Clique no ícone de configurações, vá em “Contas e importação” e, no campo “Conceder Acesso…”, clique “Adicionar conta”. Você terá que informar um endereço do domínio @gmail.com para o procedimento funcionar.

Existe também a possibilidade de deixar seu email enviando uma resposta automática para todas as mensagens que você receber. Vá nas configurações e, na guia “Geral”, bem no fundo da página, ative e configure sua “Resposta automática de férias”.

2. Seja avisado quando se esquecer de colocar o anexo

Quantas vezes você se ateve a escrever uma mensagem bem elaborada para alguém, a qual deveria ir com um anexo, mas acabou apertando “Enviar” antes de anexar o arquivo? Certamente não foram poucas, mas saiba que o Gmail pode resolver isso para você.

Basta criar o hábito de escrever as palavras “anexo”, “anexei”, “anexado” e outras variantes no corpo do texto. Se você apertar enviar sem de fato colocar nenhum arquivo, o Gmail vai ler sua mensagem e te avisar que nenhum anexo foi incluído.

3. Tenha várias caixas de entrada separadas

Você recebe muitos emails de fontes específicasm, como do pessoal da faculdade ou de algum grupo que compartilha muitos documentos e coisas assim no Gmail? Saiba que é possível ter várias caixas de entrada para separar conteúdos como esses.

Acesse as configurações, escolha a seção “Labs” e, em seguida, ative a opção “Várias caixas de entrada”. Salve as alterações e aguarde o Gmail recarregar. Agora, acesse as configurações novamente e procure a seção “Várias caixas de entrada”.

Note que haverá campos para você filtrar o conteúdo com recursos de busca do Gmail, podendo colocar uma palavra específica ou um código de filtragem (confira mais aqui). Salvando essas caixas de entrada, você terá todos os emails que correspondem à sua busca separados nela, em um espaço mais proeminente que o dos filtros e marcadores.

4. Envie emails com vários endereços diferentes

Receber todos os emails de todos os seus endereços em uma só caixa de entrada é interessante para economizar seu tempo, mas, quando você quer enviar um email com um daqueles endereços que está sendo direcionados para o seu Gmail, as coisas ficam mais complicadas.

Existem duas opções: você sai do Gmail e acessa a outra conta em outra guia do navegador para fazer o envio ou configura o próprio Gmail para enviar mensagens como se fosse a outra conta.

Pode parecer inútil, mas pense na seguinte situação: seu chefe lhe mandou uma mensagem no email do trabalho e ela foi direcionada para o Gmail. Se você apenas clicar em “responder”, isso fará com que o seu endereço pessoal suplante o do trabalho, e seu chefe verá um contato diferente quando receber a resposta. Assim, se você tem o mesmo email desde os 15 anos (fodãodobairro@gmail.com), pode pegar mal.

Acesse as configurações, clique na seção “Contas e Importação” e procure a opção “Enviar email como”. “Adicione outro endereço de email…” e escolha um deles para ser o padrão de todas as respostas. Quando você escrever uma nova mensagem, será possível escolher entre o endereço-padrão e os outros no campo do remetente (De:).

5. Organize seus emails com mais categorias automáticas

O Gmail já conta com uma série de recursos para tornar a organização dos emails menos dolorosa para você. Existe a marcação de “Importante” e também a de “Estrela”. Acontece que você pode ter até seis estrelas diferentes e mais seis marcadores específicos que funcionam no lugar das estrelas.

Se você não tem paciência para organizar categorias, vá em configurações, acesse a guia “Geral” e, na seção “Estrelas”, clique em “Todas as estrelas”. Salve as alterações antes de sair. Quando você precisar usar as estrelas coloridas em algum email, vá clicando no ícone da estrela para ela ir mudando de cor. Quando encontrar a desejada, pare.

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