Gmail

Quase todo mundo que navega na internet com frequência tem pelo menos duas contas de email, mas às vezes muito mais. Uma para trabalho, uma para trocar mensagens com amigos, uma para o MSN, uma para cadastro em jogos etc.

Mas quase sempre há uma conta principal, aquela que a pessoa usa para enviar as mensagens mais importantes. E é nessa que se concentram grandes quantidades de emails, que frequentemente precisam ser revisitados em busca de informações importantes.

Nesse sentido, usuários de contas do Gmail têm uma vantagem sobre os outros, que consiste em uma barra de pesquisa interna. Localizada na parte superior da interface, ao lado da logomarca, esta barra possui várias ferramentas avançadas de busca, que ajudam a encontrar mesmo as informações mais escondidas na sua caixa de entrada.

Dicas de pesquisa

Filtros

Na barra de pesquisa do Gmail, o tipo de busca mais básico de todos é por termo. É simples: você digita uma palavra e serão exibidos todos os emails que contenham aquele termo no corpo da mensagem. Contudo, para limitar ainda mais os resultados, o ideal é que você use filtros. O Baixaki separou aqueles que considera mais úteis para você:

Remetente e destinatário

Se você sabe quem mandou, ou quem enviou o email que deseja encontrar, já tem na mão uma importante informação que pode ser usada como filtro. Se você sabe o remetente do email, use a seguinte fórmula:

  • from:durval

Dessa forma serão mostrados todos os emails recebidos de usuários chamados “Durval”. Você ainda pode limitar mais a pesquisa escrevendo um termo qualquer. Para mensagens enviadas para usuários chamados “Durval”, use o filtro:

  • to:durval

Assunto e marcadores

Para procurar mensagens que tenham um assunto específico, “download”, por exemplo, use o filtro:

  • subject:download

E se você usa o sistema de marcadores do Gmail, pode usá-lo como filtro também, ainda que possa fazer isso apenas clicando sobre a tag. De qualquer forma, tomando o mesmo exemplo do caso acima, digite:

  • label:download

Anexos

Imagine a situação: você precisa do email no qual estava anexado o seu trabalho de faculdade, mas não consegue lembrar o nome do arquivo. Usando o filtro abaixo serão exibidas apenas as mensagens que possuem pelo menos um anexo:

  • has:attachment

Mas se você lembra o nome ou o tipo do arquivo anexado, pode usar estas informações como filtro de pesquisa. Se o seu trabalho se chamasse, digamos, “TCC” e estivesse em formato PDF, poderia escrever:

  • filename:tcc

ou

  • filename:pdf

Status do email

Outra opção é procurar por atributos que o email possua. Isso quer dizer que você pode usar um filtro que faz com que sejam exibidos apenas emails que tenham sido marcados como favoritos:

  • is:starred

Outra opção ainda é filtrar os resultados por emails lidos ou não lidos. Use os seguintes filtros respectivamente:

  • is:read

ou

  • is:unread

Filtros por data

Ainda é possível usar a barra de pesquisa do Gmail para procurar emails por data. Nesse caso, dois tipos de filtragem podem ser usados: uma que limita os resultados a ocorrências anteriores à data demarcada, e outro a posteriores. Respectivamente:

  • before:2010/11/15

ou

  • after:2010/01/23

Repare, no exemplo acima, que as datas usadas nesse tipo de filtro devem, necessariamente, usar este formato: aaaa/mm/dd, que é o padrão inglês de datas. De outra forma, os resultados serão prejudicados.

Procurando além da caixa de entrada

Nem todos os emails permanecem na caixa de entrada, certo? Algumas vezes eles são apagados, ou estão na seção de “spams”. Nesses casos, há dois filtros para pesquisar apenas nesses locais – a pesquisa padrão é feita somente na caixa de entrada. Use:

  • in:spam

ou

  • in:trash

Se a pesquisa, no entanto, deve ser feita nas três localidades, use o filtro:

  • in:everywhere

Combinando filtros

Os filtros mais importantes estão listados acima e com eles você já deve ser capaz de encontrar todos os emails que quiser. Contudo, se mesmo usando-os, você não consegue achar o que quer, uma boa solução pode ser combiná-los.

Para combinar filtros você deve escrevê-los um ao lado do outro, com apenas um espaço de separação. Por exemplo, para pesquisar mensagens com o assunto “download” e que contenham anexo, digite:

  • subject:download has:attachment

Seleção Baixaki

Além disso, existem alguns truques para adicionar diferentes filtros em uma mesma pesquisa. Por exemplo, se você quiser adicionar um filtro de assunto, mas excluir dos resultados todas as ocorrências de um termo específico, use um hífen. Dessa forma:

  • subject:download -amigo

No caso do exemplo acima, seriam exibidos todos os emails com o assunto “download”, menos aqueles que contivessem a palavra “amigo”.

No caso contrário, ou seja, para somar dois filtros, use a palavra “OR”. Por exemplo, para procurar todas as mensagens não lidas ou todas as que tenham que tenham sido recebidas antes de 2010 escreva:

  • is:unread OR before:2010/01/01

Por fim, assim como na pesquisa da web do Google, você pode digitar conjuntos de termos entre aspas para limitar as ocorrências apenas às que contenham as palavras aspeadas.

.....

O Baixaki preparou esta seleção de comandos e combinações de comandos que podem ser úteis na utilização do Gmail. Para a lista completa, confira a lista do próprio Google, clicando aqui. Aproveite para deixar sua opinião nos comentários, dizendo se as dicas foram úteis e se você acha que faltou alguma muito importante, que não deveria ter ficado fora.

Cupons de desconto TecMundo: