Review: smartwatch Samsung Gear 2 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: smartwatch Samsung Gear 2 [vídeo]

Os dispositivos vestíveis vieram para ficar e diversos fabricantes já investem pesado nesse segmento. A Samsung, atual líder de mercado com smartphones Android, lançou juntamente com o celular  Galaxy S5 o smartwatch Gear 2, a versão mais robusta do seu relógio inteligente.

A ideia é oferecer ao consumidor um relógio inteligente e completamente conectado ao smartphone de forma a tornar mais fáceis algumas tarefas do dia a dia. Mas será que vale a pena investir R$ 1.299 no mais novo lançamento da Samsung? Isso é o que você descobre agora nesta análise.

Compatibilidade

Inicialmente, apenas aparelhos da Samsung serão compatíveis com o Gear 2. No lançamento, apenas o Samsung Galaxy S5 é compatível com o modelo. A lista de dispositivos será expandida gradualmente, contemplando pelo menos outros 16 aparelhos, conforme lista divulgada pela Samsung.

Os modelos que ganharão compatibilidade são os seguintes: Galaxy Grand 2, Galaxy Note 3, Galaxy Note 3 Neo, Galaxy Note 2Galaxy S4Galaxy S3, Galaxy S4 Zoom, Galaxy S4 Active, Galaxy S4 Mini, Galaxy Mega 6.3, Galaxy Mega 5.8, Galaxy Note 10.1 (2014 Edition), Galaxy NotePRO 12.2, Galaxy TabPRO 12.2, Galaxy TabPRO 10.1 e Galaxy TabPRO 8.4.

Design

Diferente do Gear Fit, o Gear 2 se parece mais com relógio convencional do que com um bracelete. Com pulseira emborrachada cambiável (há disponibilidade nas cores preta, marrom e laranja), o aparelho tem um acabamento em alumínio bastante elegante. A tela touch de 1,63 polegada é Super AMOLED e o Gear 2 conta com um sensor de batimentos cardíacos na parte de baixo do aparelho. Há ainda um botão de energia, a lente de uma câmera e um sensor de infravermelho.

Software e sincronização

O sistema operacional que equipa o Gear 2 é o Tizen, SO proprietário da Samsung. Inicialmente, o dispositivo é compatível apenas com o Samsung Galaxy S5 e a comunicação entre os aparelhos é feita via NFC ou Bluetooth. Para utilizar o smartwatch, você precisa sincronizá-lo com o smartphone.

Esse processo é feito por meio do app Gear Manager, que você deve baixar e instalar no celular. Os primeiros passos de configuração são feitos no próprio smartphone. No aplicativo, você pode escolher quais ícones vão estar presentes no relogio como frequência cardíaca, pedômetro, exercícios, cronômetro e controle de sono.

Usando o Gear 2

Boa parte das funções presentes no Gear 2 são mesmas existentes no Gear Fit, já abordadas na análise do produto. Relógio digital personalizado, cronômetro, notificações de mensagens e funções voltadas para quem pratica esportes estão entre os recursos disponibilizados pelo smartwatch da Samsung.

O recurso de controle de mídia permite que você controle músicas a partir do relógio e possa ouví-las por meio de um fone de ouvido Bluetooth. Isso inclui áudio armazenado no smartphone ou no relógio e músicas executadas via outros serviços. Se preferir, você pode ouvir as músicas salvas no relógio por meio do alto-falante do smartwatch. A qualidade de áudio para ouvir música, nesse caso, é mediana, mas o recurso funciona bem durante as ligações.

A função pedômetro mede a quantidade de passos que você dá durante uma corrida ou caminhada. Quando estiver parado, você pode usar ainda o recurso de frequência cardíaca, que mede os seus batimentos cardíacos. Todos os resultados coletados são enviados para o smartphone e podem ser analisados por meio do aplicativo S-Health.

Por fim, o aparelho conta ainda com um recurso que pode ser ativado antes de você dormir. A função sono mensura o quanto você se mexe durante a noite, indicando em forma de gráfico como está a qualidade do seu descanso.

Os diferenciais do Gear 2

A versão mais robusta do relógio inteligente da Samsung traz ainda outros diferenciais. O Gear 2 conta com uma câmera de 2 megapixels, que permite que você tire fotos no melhor estilo espião. Porém, o som do disparo da foto não pode ser desabilitado, o que torna o acessório menos invasivo. A qualidade das imagens não é das melhores, com alto índice de granulação e foco pouco preciso.

Além da câmera, o Gear 2 conta com um discador, sendo possível fazer e receber chamadas por ele. A sua agenda de contatos e o histórico de notificações também ficam disponíveis, podendo ser acessados por ícones específicos. Você pode ainda gravar lembretes de voz ou utilizar o recurso S-Voice. Por fim, você pode aposentar o controle remoto da sua TV já que o Gear 2 tem sensor de infravermelho para assumir o comando da sua telinha.

Duração de bateria

Equipado com uma bateria de 300 mAh, o Samsung Gear 2 possui um nível baixo de consumo. A maior parte do gasto fica por conta dos recursos Bluetooth e NFC, que permanecem ativos durante a maior parte do tempo. A tela, apesar da baixa resolução, também influencia diretamente o consumo, uma vez que você pode determinar a duração e a intensidade de sua luminosidade.

Em nossos testes, foi possível usar a pulseira em média durante 3 ou 4 dias sem a necessidade de recarga da bateria. Já nos dias com uso mais acentuado, como no caso daqueles em que o Gear 2 foi utilizado durante a prática esportiva, em 2 dias o aparelho demonstrou sinais de que precisaria ser recarregado.

Vale a pena?

Os relógios inteligentes ainda são um acessório de luxo para o consumidor brasileiro. Embora o visual do Gear 2 seja muito elegante, o investimento de quase R$ 1,3 mil ainda é alto demais para o que o produto oferece. Se para você o dinheiro não é problema, é possível tirar bom proveito de suas funções.

Vale lembrar que é preciso ter alguns modelos específicos de smartphones da Samsung, como o Galaxy S5, para poder desfrutar dos recursos. Receber notificações no smartwatch durante o trabalho, por exemplo, pode tornar você mais produtivo, dispensando a necessidade de checar o celular a todo instante.

A câmera de 2 megapixels funciona muito mais como um item curioso do que como algum efetivamente útil. Fazer e receber ligações pelo relógio é estranho, mas se torna prático com o passar do tempo. O aparelho conta também com certificaçào IP67, que o torna resitente à água e à poeira. Entretanto, assim como no Gear Fit, são nas funções voltadas para quem pratica esportes que estão os seus maiores diferenciais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.