Evento no Facebook reuniu mais de 21 mil pessoas para adeus a Blatter

2 min de leitura
Imagem de: Evento no Facebook reuniu mais de 21 mil pessoas para adeus a Blatter

Em uma brincadeira aparentemente sem nenhuma má intenção, o holandês fã de futebol Rodney Bouwhuizen conseguiu reunir mais de 21 mil pessoas para uma suposta celebração pela renúncia de Joseph Blatter, atual presidente da FIFA.

Eleito no último dia 29 de maio pela quinta vez consecutiva como chefão da federação internacional de futebol, Blatter surpreendeu o mundo ao renunciar apenas quatro dias depois de sua vitória. Com o estouro do escândalo mundial de corrupção na FIFA, que está sendo investigada pelo FBI, seu presidente tornou-se um dos principais alvos das críticas de fãs, apesar de não ter sido oficialmente acusado de nenhuma transgressão.

Polícia em alerta

O evento, muito bem recebido pelos fãs de futebol descontentes, atraiu uma quantidade imensa de interessados em comemorar a saída de Blatter no dia 1º de dezembro de 2015, em Zurique, na Suíça, local da sede geral da FIFA. A situação deixou a polícia local preocupada, com medo de ter que lidar com uma turba de torcedores revoltosos ou mesmo com pessoas que só queiram causar algum tipo de caos ou confusão no meio da multidão.

A informação caiu nas graças da imprensa mundial e tomou proporções ainda maiores. Assustado com a repercussão, Bouwhuizen achou melhor cancelar o evento para não ter que lidar com problemas maiores, inclusive de cunho jurídico. Segundo ele, a comunicação via internet espalhou demais o que era para ser apenas uma piada de cunho crítico, chegando a atrair a atenção de veículos de países como Inglaterra, Alemanha, Brasil e Índia.

Evitando que as coisas saiam de controle

Em uma postagem em seu Facebook, Bouwhuizen afirmou o seguinte: “Então foi assim que acabou o evento do Blatter. Depois de ter atingido (involuntariamente) muitos meios de comunicação internacionais (por exemplo, da Índia, Suíça, Alemanha, Inglaterra), vou parar agora. O que começou como uma brincadeira saiu um pouco do controle em termos de visitantes e atenção, então é hora de encerrá-la”.

Não seria a primeira vez que um evento publicado em redes sociais sai do controle reúne gente demais em lugares inapropriados com intenções não muito boas. Sabendo disso, as autoridades estão sempre de olho em postagens públicas que indicam encontros desse tipo para já estarem prontas para quaisquer contratempos que possam ter que enfrentar.

Ainda assim, com evento cancelado e a polícia de olho, não é de se duvidar que Blatter encontre muita gente em frente ao prédio da FIFA com muitos comes e bebes, chapeuzinhos de festa, balões e fogos de artifício em seu esperado adeus.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.