Fotos mostram como é a fábrica de lentes e câmeras da Fujifilm por dentro

1 min de leitura
Imagem de: Fotos mostram como é a fábrica de lentes e câmeras da Fujifilm por dentro
Avatar do autor

O site The Verge publicou uma série de fotos que mostram um cenário que pode ser até desconhecido pelos amantes de fotografia: o interior de uma fábrica de câmeras e lentes. Trata-se do complexo industrial Taiwa, da Fujifilm.

A fábrica fica a 32 km da cidade japonesa de Sendai e é responsável pela fabricação dos produtos de maior prestígio recente da marca, como os modelos X100T, X-T1 e X-Pro2, assim como as lentes 35 mm f/2 e 100-400 mm f/4.5-5.6. Nas fotos, é possível ver quase todas as etapas, desde ligação de circuitos até a aplicação de acabamentos.

Nem tudo é feito no mesmo lugar: no caso da X-Pro2, o corpo de metal é montado em uma fábrica em outra cidade e enviado para ser unido aos demais componentes em Taiwa. E aqui não tem quase nada de robôs, já que boa parte do processo de montagem das peças é feito por funcionários de carne e osso. É curioso saber ainda como um dos prédios foi bastante avariado pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 2011 — ele foi abandonado e nem é mais usado por conta de danos estruturais.

Confira as imagens na galeria abaixo:

A Fujifilm Optics Co. tem três outras fábricas no Japão que cuidam de moldes de vidro, processamento e polimento de lentes. São mais quatro unidades na China (duas para polimento e duas para sub-montagem) e duas nas Filipinas que cuidam de outros modelos de lentes.

Você já conheceu uma fábrica de produtos de tecnologia? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Fotos mostram como é a fábrica de lentes e câmeras da Fujifilm por dentro