Além da selfie: 11 funcionalidades bacanas da câmera do seu smartphone

6 min de leitura
Imagem de: Além da selfie: 11 funcionalidades bacanas da câmera do seu smartphone
Imagem: MobileGeeks

A cada nova versão de smartphone que aparece, uma melhoria quase certa é a qualidade da sua câmera – ou suas, visto que a maioria contém uma frontal e uma traseira.

Enquanto a câmera dianteira é amplamente utilizada para as famigeradas selfies, a câmera traseira pode ser uma grande surpresa com o auxílio de apps e de algumas "gambiarrazinhas". Embora não tenham a mesma qualidade dos acessórios originais para as respectivas funções, não dá pra negar que o resultado pode surpreender.
A lista abaixo traz 11 funcionalidades bacanas pra você explorar o potencial do seu smartphone como dispositivo para fotos e vídeos:

1 - Faça fotos sensacionais com a função HDR

Para quem não sabe, HDR significa High Dynamic Range – ou Alto Alcance Dinâmico –, e é essa funcionalidade que faz com que as fotografias tenham um aspecto muito mais parecido com o que nós vemos. Isso explica todas aquelas vezes que você viu uma paisagem ou um momento muito bonito e, quando tirou uma foto, sentiu que ela não passava a mesma coisa.

Isso acontece porque nosso olho possui a capacidade de ajustar nossa visão de acordo com a luminosidade do ambiente de forma instantânea e em diversos pontos. As câmeras fotográficas, mesmo as mais avançadas, não conseguem fazer isso – pelo menos não de forma natural, mas é justamente graças ao HDR que elas conseguem simular algo muito próximo do que vemos.

Para a sua sorte, nos smartphones atuais você não precisa fazer todo esse esforço: basta apertar a função HDR no seu iOS ou Android – ou ainda usar algum app – e você terá uma foto potencialmente mais bonita.

A técnica consiste basicamente em comprimir três fotos: uma com exposição alta, uma normal e outra com exposição baixa. Quando "prensadas" por meio de software — nós temos um tutorial bem bacana de como fazer isso –, elas acabam criando o efeito de compensação de luminosidade que deixa a foto bem mais bonita.

2 - Transforme seu smartphone em webcam

Se o seu smartphone pode quebrar um galho como câmera fotográfica, por que não também como webcam? De forma simples, é possível configurar para que o aparelho funcione como uma câmera do seu computador através do WiFi (dependendo do aplicativo).

É claro que a qualidade não fica igual à de uma webcam de verdade, mas, para casos de extrema necessidade ou que não justifiquem o investimento em um acessório novo, usar seu smartphone pode ser uma ótima ideia.

Temos um tutorial ensinando a transformar o seu Android em webcam e também diversos aplicativos para iOS que podem te ajudar.

3 - Use a câmera do seu smartphone como scanner

Você tem que mandar um documento urgente, é tarde e não tem nenhum scanner por perto. Sem problemas, use o seu iPhone: baixe o Genius Scan, enquadre o papel ou o que precisar ser digitalizado no campo do aplicativo e ele faz o serviço para você.

Caso você tenha um Android, o app CamScanner funciona da mesma forma. A melhor parte? Os dois apps são de graça e a gente tem um tutorial que te ensina a usá-los!

4 - Múltiplos "você" e o combate à monotonia com fotos panorâmicas

As fotos panorâmicas são fáceis de fazer nos smartphones atuais, e, além de ser uma função muito legal por si só, existem alguns truques muito bacanas, como o panodash. A técnica permite que você crie vários "você" em uma mesma foto e é muito simples de se fazer:

  • No modo de foto panorâmica, peça para alguém iniciar a foto enquanto você está enquadrado;
  • Assim que você sair do enquadramento, contorne a pessoa no sentido contrário ao que ela está girando (devagar!) e aguarde que a câmera passe por você novamente;
  • Aí é só repetir quantas vezes quiser dentro do limite da panorâmica para usar a criatividade em múltiplas versões de você em uma mesma foto!

Além do panodash, é possível quebrar um pouco da monotonia em trechos longos de carro, também utilizando o modo panorâmico: basta segurar a câmera em uma posição fixa enquanto o veículo está em movimento.

5 - Traduza frases e pesquise tudo usando a câmera do seu smartphone

Não é bem um truque, mas com certeza ajuda bastante: você pode utilizar o app Google Tradutor direto na câmera do seu smartphone – desde que ela seja boa, claro – para traduzir frases curtas sem a necessidade de digitá-las. O escaneamento funciona muito bem com documentos, textos grandes (como em caixas e embalagens) e até placas.

Além disso, o Google Goggles permite que você faça pesquisas através de imagens: você tira a foto de uma pintura, por exemplo, e o aplicativo busca na internet maiores informações. Ele pode fazer isso com diversos objetos e também com lugares.

Uma mão na roda pra quem vai viajar e precisa entender de forma rápida o que vai comer ou quer saber mais sobre o lugar aonde está indo!

6 - Um leitor de códigos QR ao alcance da mão

Você provavelmente já deve ter visto um QR code por aí, e alguns podem nem saber o que ele significava. Esses símbolos são amplamente utilizados como ferramenta de publicidade por serem extremamente flexíveis em seu uso: eles podem ser colocados em panfletos e também em outdoors.

Para utilizá-los, basta abrir um app que "leia" o código e apontar a câmera do seu smartphone para ver o que acontece – geralmente você é direcionado para algum site ou, como acontece no caso do WhatsApp Web, autentica seu acesso a algum aplicativo.

7 - Veja efeitos que seus olhos não conseguem naturalmente

Diferente das câmeras normais, a maior parte dos smartphones captura imagens de forma progressiva por linhas horizontais. Isso significa que, ao capturar fotos ou, principalmente, vídeos de objetos em movimento – como hélices de aeronaves ou rodas de carros –, eles podem parecer meio "estranhos".

Porém esse efeito pode ser muito bacana também, como visto no vídeo acima da captura da oscilação das cordas de um violão, feito com um iPhone. É uma forma de utilizar uma "falha" do sensor para criar um efeito muito bacana.

8 - Revele e digitalize negativos de câmeras antigas

Encontrou alguns negativos antigos e gostaria de ver as imagens contidas nele da forma mais próxima da real? Seu smartphone pode te ajudar! Basta registrar uma imagem do negativo e utilize um efeito – casualmente chamado de, adivinhe, negativo – para que a inversão de cores revele o conteúdo.

9 - Resolva equações matemáticas

Se estiver muito difícil resolver uma equação matemática, seu aparelho pode ser uma ferramenta e tanto. Graças a aplicativos como o PhotoMath – disponível para iOS, Windows Phone e Android –, basta enquadrar o problema com a câmera do seu celular e ele não só resolve a conta pra você como te dá os passos para a resolução.
Mágico, não? Só não vale usá-lo pra colar na prova!

10 - Transforme a lente do smartphone em lente macro ou telescópica

O truque ajuda aqueles que querem tirar uma foto macro, que permite fazer registros de objetos minúsculos com ótima definição. Para isso, basta pegar um canudo, coletar um pouco de água com ele e adicionar uma gota sobre a lente da câmera do smartphone e fazer o registro.

Já para aqueles que querem improvisar uma telescópica, basta fazer o registro através da lente de um binóculo ou até mesmo de um telescópio, colocando a lente do smartphone no visor dos objetos.

11 - Tire fotos parcialmente debaixo d'água sem estragar o aparelho

Talvez o truque mais simples da lista e que pode ter um resultado muito bacana: basta colocar o seu smartphone dentro de um copo, mergulhá-lo parcialmente na água, de forma que a câmera fique metade "submersa", e fazer o registro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.