Como usar seu celular como scanner

2 min de leitura
Imagem de: Como usar seu celular como scanner

Você sabia que é possível usar um celular para substituir o seu antigo scanner? Se a câmera do seu aparelho tiver uma boa qualidade, você pode aposentar o scanner e usá-la no lugar — a economia de espaço para a sua mesa de trabalho pode ser enorme.

Para fazer isso, você precisa usar um aplicativo especial, e não apenas o app nativo de câmera do seu telefone — existem alternativas tanto para o iOS quanto para o Android. O motivo de se usar um programa especial para transformar o seu telefone em um scanner é bem simples: é preciso fazer o telefone se comportar como um scanner.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso quer dizer que, além de fotografar o documento, você pode fazer diversas outras ações, como salvá-lo como PDF, ajustar automaticamente o brilho, contraste e balanço de brancos, cortar a foto e arrumar a perspectiva, entre outras possibilidades.

iOS

Para o iPhone, um dos aplicativos mais usados é o Genius Scan, que possui várias funcionalidades importantes. Com ele, você pode salvar um documento diretamente em um serviço online como o Dropbox ou Google Docs, além de ter a possibilidade de converter as imagens instantaneamente para PDF, sendo possível imprimi-las facilmente.

Genius Scan

Outra vantagem deste app é que ele possui um avançado sistema de leitura de imagem, sendo possível ajustar um recorte especial para arrumar a perspectiva e também as cores. É claro que o resultado pode não ser igual ao de um scanner normal, mas é perfeitamente satisfatório mesmo assim.

Se você estiver disposto a pagar por isso, o app TurboScan promete todas essas funcionalidades de scanner (correção de perspectiva e cor, criação de PDFs etc.) e ainda garante um funcionamento mais rápido (menos de quatro segundos por folha), com a possibilidade de enviar automaticamente os arquivos por email para você. Ele custa 1,99 dólares americanos na App Store.

Android

Com basicamente as mesmas funcionalidades dos aplicativos para o iOS, existem algumas opções na Google Play também. Um dos mais usados é o CamScanner, que também corrige a cor, contraste, perspectiva e corte. Você pode mandar os documentos, em formato PDF ou JPG, direto para um serviço online e acessá-los de qualquer lugar.

CamScanner

Outro app que faz bastante sucesso na Google Play é o Handy Scanner, que possui inclusive opções para scannear documentos mais rapidamente, tirando várias fotos em sequência. Porém, esta é apenas uma versão de teste e é preciso adquirir o aplicativo completo se você quiser remover os limites, como numeração de páginas, marca d’água etc.

Fonte: Online Tech Tips

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.