Veja os vencedores do concurso Small World in Motion, da Nikon [vídeos]

1 min de leitura
Imagem de: Veja os vencedores do concurso Small World in Motion, da Nikon [vídeos]

A fabricante japonesa de câmeras e softwares de imagem Nikon realiza todos os anos diversos concursos relacionados à captura de belas imagens, sejam elas estáticas ou em movimento.

Uma das competições mais curiosas, mas nem por isso menos bela, que a empresa promove anualmente é a Nikon’s Small World in Motion Competition (Competição Pequeno Mundo em Movimento da Nikon, em tradução livre). Nela, cientistas de todas as partes do mundo enviam vídeos gravados no decorrer de suas pesquisas, com resultados estranhamente belos e surreais.

O material que você confere no começo desse texto foi o recém anunciado vencedor da edição do ano passado, produzido pela Dra. Mariana Muzzopappa, do Instituto para Pesquisa em Biomedicina de Barcelona, e Jim Swoger, do Centro de Regulamentação Genômica em Barcelona. Ele mostra o desenvolvimento da linha lateral – órgão equivalente ao ouvido interno nos humanos – em um peixe Paulistinha. São 36 horas de vídeo comprimidas em 18 segundos. Entender o processo pode ajudar os cientistas a desenvolverem uma cura para surdez.

O vídeo acima, que ficou em segundo lugar no concurso, foi feito pelo Dr. Douglas Clark da Paedia Corporation, na Califórnia, e usa a técnica de lapso de tempo para resumir 20 minutos de gravação em apenas 40 segundos. Nele, é possível ver cristais se formando de maneira singular em uma única gota de solução saturada de cafeína na água.

E o terceiro colocado, que pode ser visto abaixo, foi registrado pelo Dr. John Hart da Universidade de Colorado em Boulder. Ele mostra uma película volátil de óleo deslizando na superfície da água, o que faz parte de sua pesquisa a respeito de derramamento de combustíveis.

Você pode ver vídeos de outros participantes da competição clicando aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.