Foto tirada com iPhone e editada no Instagram é capa do New York Times

1 min de leitura
Imagem de: Foto tirada com iPhone e editada no Instagram é capa do New York Times

Smartphone + Instagram = Capa do NYT (Fonte da imagem: Reprodução/NYT)

Fotos de capa de grandes jornais geralmente são tiradas com câmeras profissionais e corrigidas em programas como Photoshop. Se isso é praticamente um paradigma da fotografia, ele se quebrou um pouco com a edição de ontem do New York Times.

O jornal americano estampou como destaque uma imagem tirada pelo fotógrafo Nick Laham com seu iPhone e “editada” apenas através do Instagram. A foto ficou muito boa, mas o caso não deixa de ser surpreendente.

Laham é fotógrafo editorial e comercial e não usou qualquer software de edição para melhorar a imagem. Ele trabalha para a Getty, um banco de imagens gigantesco que licenciou esta foto (acima), sugerindo que o iPhone e o Instagram são ferramentas adequadas para os fotógrafos que prestam serviço à empresa.

Novos rumos

A publicação de uma foto deste tipo na capa de um dos mais importantes jornais do mundo pode sinalizar uma mudança no campo da fotografia tradicional. Se antes era preciso grandes habilidades com câmeras analógicas, as digitais trouxeram uma facilidade muito maior de trabalho.

Em tempos de Instagram, parece que os requisitos para ser um bom fotógrafo diminuíram ainda mais: considerando estritamente o material, basta ter um smartphone à mão para produzir belas fotos, dignas de capa de uma grande publicação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.