Android, iOS e Windows: 10 aplicativos para captura de fotos em 360º

4 min de leitura
Imagem de: Android, iOS e Windows: 10 aplicativos para captura de fotos em 360º

Interativas e detalhadas, as cada vez mais populares fotos em 360º oferecem uma experiência intensa ao espectador, uma vez que, para que o ponto de visão seja alterado, basta clicar sobre os cenários. Apesar de existirem já há algum tempo, esses tipos de imagens não podem ainda ser produzidas nativamente por apps que acompanham os sistemas Windows, Android, iOS e Windows 10 Mobile.

Neste artigo, portanto, listaremos 10 dicas sobre como capturar fotos em 360º. Veja como é fácil usar o celular ou o computador para, por exemplo, publicar galerias interativas através do Facebook, que passou a admitir o compartilhamento dessas imagens recentemente (saiba mais aqui).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1 - Câmera Cardboard (Android)

Câmera Cardboard é o aplicativo oficial da Google para funções de realidade virtual. Gratuito e disponível para Android, o serviço permite a captura de fotos e também do som ambiente para a visualização em 360º. Quem deseja apreciar recursos em realidade virtual pode, ainda, usar o Câmera Cardboard como complemento para os óculos de papelão da Gigante das Buscas (saiba mais sobre o projeto nesta página).

Câmera Cardboard é o app para VR oficial da Google

2 - Panorama 360 – VR Capture (Android)

Panorama 360 – VR Capture é um serviço que também permite a criação de imagens em 360º. Tudo o que o usuário tem de fazer é posicionar o celular na vertical e movimentar a câmera para a direita, segundo os marcadores. Os resultados podem ser compartilhados tanto via Facebook quanto através da própria rede social do app.

Movimente a câmera de acordo com os marcadores

3 - Photaf Panorama (Android)

Também gratuito, Photaf Panorama é outro app para Android dedicado à captura de panoramas interativos. Para criar uma imagem em 360º, fotos podem de ser tiradas por meio dos modos manual ou automático. Ferramentas de flash e zoom, por exemplo, podem ser manipuladas também através da interface do serviço.

Zoom e flash podem ser controlados a partir da interface do app

4 - Photo Sphere Camera (iOS)

A captura e o compartilhamento de fotos em 360º a partir de Photo Sphere Camera funciona em conjunto com o Google Maps: após a finalização da panorâmica, um post pode ser feito na rede social de mapas da Google. Basta movimentar a câmera de acordo com as marcações do ponto em azul, e pronto! A “versão portátil” do Street View está em português e pode ser baixada gratuitamente.

O aplicativo para iOS trabalha em parceria com a Google

5 - Splash – 360 Video Camera (iOS)

Disponível para iPhones, Splash 360 Video Camera permite que várias sequências de imagens sejam capturadas e, depois, mescladas em uma só foto. Também com suporte a recursos característicos de redes sociais, o aplicativo fornece ao usuário a possibilidade de visualizar produções feitas por pessoas do mundo todo.

Splash funciona, também, como plataforma de VR em iPhones

6 - Pano (iOS – Pago)

Fotos panorâmicas e também em 360º podem ser criadas a partir de Pano, um app pago para iOS. Ferramentas que permitem a correção dos níveis de contraste e brilho ficam à disposição do usuário; o efeito “tremido” pode, ainda, ser amenizado pelo sistema inteligente de estabilidade do serviço. Após a edição, a imagem pode ser salva na galeria do usuário e, então, compartilhada via redes sociais.

Salve as imagens em sua galeria e então as compartilhe via redes sociais

7 - 360 Panorama (iOS – Pago)

Como destaque deste serviço pago para iOS está o modo de interatividade a partir do giroscópio: após finalizar a captura das imagens em 360º, o usuário pode navegar pelo cenário girando o celular. Com recursos que permitem o compartilhamento de no Twitter, 360 Panorama é outra boa opção para donos de iPhones e iPads.

Use o giroscópio para navegar pelos cenários em 360º capturados

8 - Lumia Panorama (Windows Phone/Windows 10 Mobile)

Aparelhos com Windows Phone 8, 8.1 ou Windows 10 Mobile podem fazer o download gratuito de Lumia Panorama. O diferencial deste serviço é a forma como ele funciona: em vez de solicitar a movimentação constante da câmera, o app exige a captura de várias fotos. O alinhamento, assim, deve ser feito com base nas imagens coletadas.

O aplicativo roda em Windows Phone 8, 8.1 e em Windows 10 Mobile

9 - Photosynth (Windows)

Photosynth é um serviço para Windows que permite a criação de uma série de fotos interativas. Compatível com browsers como Google Chrome e Mozilla Firefox, por exemplo, o aplicativo online funciona também como uma rede social. Quatro tipos de panorâmicas em 360º podem ser criadas: “Spin”, “Panorama”, “Wall” e “Walk”.

Quatro modos de fotos panorâmicas podem ser escolhidos

Para usar os editores online, um cadastro tem de ser feito: clique aqui, informe seu nome de usuário, endereço de email Microsoft e então clique sobre o link de verificação que será enviado à sua caixa de entrada (ou de spams). Em seguida, selecione o tipo de foto que deve ser criada e faça o upload das imagens, que podem estar em alta resolução.

Basta selecionar o tipo de foto e então fazer o upload da sequência de imagens

10 - Compilação de serviços para Windows

Vários serviços que permitem não apenas a criação de imagens em 360º, mas que possibilitam, também, a exibição do conteúdo da sua rede social em "3D" podem ser conferidos aqui

...

Conhece mais aplicativos para Android, iOS ou Windows 10 Mobile dedicados à criação de fotos em 360º. Deixe suas sugestões no campo de comentários abaixo ou contribua com o autor!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.