Ainda não há nada parecido com o que vemos nos filmes de 007 ou Batman em termos de tecnologia, mas a Ford fez um esforcinho para tornar essa realidade algo não tão distante. A montadora lançou um app que permite aos motoristas realizar uma série de comandos em seu automóvel a partir de um relógio inteligente – mas, infelizmente, a tecnologia só funciona em três modelos.

O aplicativo MyFord, disponível para Apple Watch e Android Wear, permite que o usuário acesse informações referentes ao status da bateria do veículo (inclusive uma estimativa de duração), ligue e desligue o ar-condicionado, trave e destrave as portas e até mesmo siga as direções para o local em que o carro estiver estacionado. Ou seja, o app é um ótimo localizador também.

Um dos recursos mais interessantes é a adição de um placar pessoal de direção que indica o quão bem um motorista está conduzindo o veículo. Para isso, o app detecta a quantidade de quilômetros percorridos e calcula como você gerencia a aceleração e o freio durante o trajeto. A partir disso, o software extrai uma média e determina uma pontuação.

Conforme mencionado, apenas três veículos da Ford oferecem essa tecnologia: O Ford C-MAX Energi, o Ford Focus Electric ou o Ford Fusion Energi. O app é compatível com Apple Watch e Android Wear.

O uso dessa tecnologia não é exatamente uma novidade: recentemente, a Hyundai e a Volvo também entraram na brincadeira e lançaram apps parecidos para relógios inteligentes.

Ford lança app que permite acessar várias coisas de seu veículo a partir de um smartwatch! Discuta as possibilidades no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: