Ford inaugura fábrica de alta tecnologia no Nordeste

1 min de leitura
Imagem de: Ford inaugura fábrica de alta tecnologia no Nordeste

(Fonte da imagem: Divulgação/Ford)

Nesta quinta-feira (10), a Ford enviou um comunicado para a mídia brasileira, com o objetivo de informar sobre a inauguração de uma nova fábrica de alta tecnologia no Brasil. Nós estamos falando das dependências que vão ficar no Complexo Industrial do Camaçari — na Bahia, região Nordeste do país.

De acordo com as informações repassadas pela companhia, o ministro dos Transportes, César Borges, compareceu ao evento de inauguração, assim como o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente da Ford, Steven Armstrong. Sobre a novidade, o executivo disse que: “Esta nova fábrica é mais um marco do investimento da Ford na Bahia e no Nordeste. Fomos a primeira a produzir carros e, agora, somos também a primeira a produzir motores na região”.

Um investimento bastante alto

A nova fábrica foi descrita como uma das mais modernas do seu gênero em todo o mundo. Por conta disso, a Ford investiu cerca de R$ 400 milhões para que as instalações fossem erguidas, sendo que isso deve gerar 300 empregos diretos na região em que elas estão instaladas. Além disso, o vice-presidente da Manufatura Global e Relações Trabalhistas da empresa, John Fleming, afirmou que está é a maior expansão da companhia em 50 anos.

Ainda segundo o que foi informado pela própria Ford, essa é a fábrica que vai produzir um dos novos motores da marca. Ele se chamada Ford 1.0 3C, tendo tecnologia de duplo comando, o que promete para aumentar a potência e torque do veículo, mas economizando mais combustível do que os motores considerados convencionais.

Robôs e preocupação com meio ambiente

Para você ter uma ideia melhor de como são as novas dependências, saiba que a capacidade é de produzir 210 mil motores por ano. Sendo assim, a Ford vai utilizar 40 robôs, 34 centros de usinagem e outras máquinas especializadas para a fabricação de motores — tudo isso com a promessa de ser um local de trabalho confortável para os colaboradores.

Caso você esteja se perguntando, a Ford também afirmou que a nova fábrica foi construída para respeitar parâmetros de preservação ambiental e sustentabilidade. Devido a isso, a empresa trabalha com sistemas de filtragem para evitar a disseminação de resíduos danosos à natureza.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.