Ford cria sistema que permite sentir o motor do carro pelo smartphone

1 min de leitura
Imagem de: Ford cria sistema que permite sentir o motor do carro pelo smartphone

Já pensou em como seria a sua vida se você pudesse dirigir e receber informações sobre o seu carro, em tempo real e diretamente no seu smartphone? Pois é isso que a Ford pretende fazer em um futuro próximo, graças à plataforma Open XC, que está sendo testada nos Estados Unidos. O sistema funciona como um pequeno módulo instalado nos carros, que captura informações do próprio veículo e as disponibiliza em aparelhos Android.

Os desenvolvedores podem criar diversos aplicativos conectados ao framework Open XC, fazendo com que as pessoas possam ter muito mais facilidade no acesso aos dados gerados pela utilização do automóvel. TJ Giuli, um dos líderes do departamento de pesquisa da Ford, disse em entrevista ao VentureBeat: “O que nós queremos fazer é permitir que as pessoas tenham o mesmo tipo de acessibilidade que elas teriam ao abrir o capô dos carros”.

Ele ainda comenta que todos os dados gerados pelo módulo são criados no modo “somente leitura”, o que garante que nenhum hacker com más intenções irá conseguir bloquear funções de carros remotamente — ou seja, sem sabotagens permitidas pelo Open XC. Mas há uma grande quantidade de aplicações que podem ser criadas para garantir mais interatividade entre motorista e veículo.

O que pode ser feito?

Como mostra o VentureBeat, em testes já realizados os desenvolvedores conseguiram fazer com que os aparelhos emitissem uma pequena vibração a cada vez que fosse necessário trocar de marcha. Isso garante que os motoristas consigam obter o máximo do motor de seus automóveis e exige apenas que o Open XC envie uma instrução para que o dispositivo vibrasse e informasse sobre o momento de acionar o câmbio.

É bem possível que o Open XC seja mostrado ainda neste mês em uma conferência de desenvolvimento chamada DevBeat — a ser realizada em São Francisco, Califórnia (EUA). Ainda não se sabe quando o sistema da Ford poderá ser visto pelos consumidores no mercado, mas é interessante pensar que a possibilidade já existe e está sendo aprimorada. Você consegue pensar em alguma aplicação interessante para o sistema?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.