Ford Fusion 2017 já virá com tecnologia de controle semiautônomo

1 min de leitura
Imagem de: Ford Fusion 2017 já virá com tecnologia de controle semiautônomo

Na indústria automobilística, as inovações são feitas de forma gradual, um passo de cada vez. Por isso, montadoras como a Mercedes-Benz e a Volvo já lançaram modelos que contam com a tecnologia chamada de "semiautônoma", que desempenha apenas algumas funções do veículo de forma automática.

Agora, é a Ford que anunciou que o Fusion 2017 já virá com uma função chamada de "para-e-anda", que acelera e freia o carro automaticamente em congestionamentos enquanto mantém uma distância segura do veículo à frente. O modelo será o primeiro da marca a contar com o sistema, que também pode ser utilizado com o carro em movimento, como, por exemplo, durante viagens.

A programação do piloto automático é muito fácil, sendo feita por alguns botões no volante: basta acionar a função, ajustar a velocidade e a distância que você deseja manter do veículo à frente e pronto: uma câmera posicionada no parabrisa do veículo monitora a movimentação e ajusta a velocidade, com informações sendo atualizadas a cada 50 milissegundos.

Com o trânsito parado, o sistema pode ele pode frear o carro até parar totalmente e, caso fique parado por mais de 3 segundos, é só apertar o botão no volante ou acelerar o carro para retomar a viagem e distância programadas tão logo o trânsito comece a fluir – isso foi feito com a intenção de que o motorista se mantenha atento em caso de paradas muito longas.

O "para-e-anda" serve também como um sistema de prevenção de acidentes com veículos ou pedestres, já que, se ele detectar a presença de algum objeto à frente do carro, os freios também são acionados de forma automática. O novo Fusion 2017 deve chegar aos EUA ainda neste trimestre e não há uma data específica para a chegada desse modelo aqui no Brasil.

Em quanto tempo você espera ver carros autônomos no Brasil? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.