Ford desenvolve um farol que iluma melhor e que também melhora o seu humor

1 min de leitura
Imagem de: Ford desenvolve um farol que iluma melhor e que também melhora o seu humor

Quer dizer que você anda meio desanimado ou irritado demais enquanto está no trânsito? Pois bem, a Ford pretende te ajudar com isso, mesmo que a solução não pareça muito convencional. A montadora desenvolveu um novo sistema de iluminação LED para seus faróis que, além de ser até 62% mais eficiente, pode melhorar o seu humor.

Chamada de "Crystal Diamond Light", ela usa lentes facetadas em formato de diamante para distribuir melhor a luz. O primeiro veículo a receber o novo tipo de farol foi a F-150 e deve começar a ser usada em outros modelos da marca, começando pelo novo Fusion.

Como um farol vai melhorar seu humor? "Sabemos que o nível e a homogeneidade da luz afetam o humor das pessoas", afirma Aron Kumar, engenheiro especialista em ótica da Ford. "Sabemos também que o olho foca em mudanças de contraste e outras inconsistências na iluminação, uma função automática do cérebro que pode causar alteração de humor. Uma iluminação mais eficiente ajuda a estabilizar a psique", diz.

Não é apenas a luz de fora

A marca também trabalhou na luminosidade interna de seus veículos, adotando a tonalidade azul para os instrumentos. A justificativa foi de que a cor é mais agradável, com maior qualidade de iluminação e bom contraste.

"Outra questão óbvia era atender as pessoas com deficiência na percepção de cores", explica Shannon O'Day , engenharia de ergonomia e interatividade. "Não se deve usar verde ou vermelho muito saturados no painel, porque são as cores com as quais as pessoas têm problemas". Em modelos como o Fusion, por exemplo, o condutor tem a opção de mudar a cor dos instrumentos como preferir.

E aí, você acha que um farol melhor pode mesmo melhorar seu humor? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.