Hoje em dia, com a ascensão da era digital, em que os softwares de edição de imagem tornam-se comuns, assuntos em relação a design acabam tomando grande importância. Agora não são somente as pessoas que exercem profissões, como de designer, que utilizam fontes e imagens. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em alguns softwares consegue fazer sites legais e bonitos.

Fontes TrueType: padrão do Windows.É por isso que qualquer coisa que diga respeito a design se popularizou junto com este crescimento de usuários que anseiam por fazer bonitas criações. As fontes dão um estilo diferente aos textos, dando personalidade e mudando a forma de passar a mensagem.

São intermináveis as categorias com fontes que se adaptam pra todo tipo de conteúdo. Isso acabou originando sites de bancos de fontes, que trazem uma infinidade de famílias tipográficas. E assim, para cada trabalho que você realiza, mais fontes são armazenadas em seu computador, sobrecarregando-o absurdamente.


Tendo controle sobre as suas fontes

 

Não sabe realmente quantas fontes você tem? Basta entrar no Painel de Controle > Fontes. Lá você encontrará todas as fontes que estão instaladas em seu computador. É possível visualizá-las ao dar um duplo-clique em cada arquivo. Entretanto, você só pode ver uma por uma.

Pasta de fontes do Windows.O Windows já traz junto consigo uma grande variedade de fontes, chegando a um número de quase 200 fontes. Entretanto, para não deixar o seu computador com um peso muito grande, que impossibilita você de trabalhar normalmente.

É recomendado ter somente um número um tanto reduzido, chegando à aproximadamente 300 ou 400 fontes. Se mesmo assim você é teimoso em ultrapassar este número, fique esperto: o sistema só aceita até 2.000 fontes instaladas.

O ideal para você não ficar no aperto, é não deixar sempre instaladas as fontes que você utiliza menos. Funciona mais ou menos como os programas que estão instalados, quanto mais você tiver, mais o computador fica mais lerdo por ter de ler todo o conteúdo.

O mesmo acontece com as fontes: todos os programas que utilizam fontes (navegadores, editores de imagem, texto etc.) irão ler tudo que você tem instalado no computador toda vez que forem abertos, acarretando uma lerdeza nada agradável.

 

O que fazer exatamente?

 

Deixe somente as fontes que você usa com freqüência instaladas. As ocasionais, baixadas de bancos de fontes, você pode guardar numa pasta e instalar somente quando precisar. Assim que terminar seu trabalho, desinstale-as novamente e deixe-as arquivadas caso precise novamente.

Não lote seu computador de fontes, armazene-as em uma pasta separada.


Boas dicas de programas para ajudá-lo na tarefa

 

Abaixo você encontra algumas dicas de programas que podem ajudá-lo nesta difícil tarefa de gerenciamento de fontes, assim como para instalá-las.

 

  • AMP Font Viewer— Altamente recomendado, pois é um dos melhores programas para gerenciamento de fontes. Em uma janela, é aberta uma lista com todas as fontes que você tem instaladas no computador, mostrando o seu uso, de maneira muito organizada pela tela.

    É possível ver todas as fontes de seu computador.


    Em outra janela, há uma lista com fontes instaladas (na aba Installed Fonts) e não instaladas (aba Not Installed Fonts). Assim, clicando nesta segunda aba, você pode navegar por pastas que contenham arquivos de fontes. Depois, clique no botão “View folder / Install list of fonts”. Serão exibidas pela tela, em outra janela, todas as fontes contidas na pasta e suas respectivas aparências, para que você veja como ficaria caso a tipografia fosse aplicada.

    Visualize fontes que não estão instaladas.


    Instale as fontes selecionadas.

    Se você quiser, pode aproveitar para instalar algumas fontes a partir desta janela de visualização. É possível selecioná-las segurando Ctrl e clicando com o mouse.

    Depois, clique com o botão direito e selecione Install Selected Fonts. Uma opção recomenada é a Install Selected Fonts Temporarily, pois as fontes serão instaladas temporariamente em seu PC, sendo removidas assim que você fecha o AMP Font Viewer.

 

  • FindThatFont — Separa todas as fontes de seu PC (somente as que estão instaladas) por categorias bem específicas, como: curvadas, condensadas, cômicas, infantis, pesadas, espaçadas, pixelizadas etc. É uma boa recomendação se você tem muitas fontes e quer encontrá-las por categorias específicas.

  • Font Frenzy — Exibe todas as fontes que estão instaladas em seu computador, em uma só lista, e uma abaixo da outra. Fácil e prático.

    Também é possível instalar novas fontes através deste programa, utilizando uma função chamada Add New Fonts.

  • Clickfont — Aplicativo permite que você instale fontes em seu computador apenas utilizando o botão direito do mouse.

Cupons de desconto TecMundo: