Neoh: o "Oculus Rift" dos headsets chegou e promete impressionar a todos

1 min de leitura
Imagem de: Neoh: o "Oculus Rift" dos headsets chegou e promete impressionar a todos

Quem preza por uma boa qualidade sonora sabe o quão difícil é encontrar produtos que satisfaçam seus desejos. Simular o efeito de áudio encontrado em uma sala de cinema, por exemplo, além de complicado, pode sair extremamente caro. Porém, uma companhia francesa, chamada 3D Sound Labs, acaba de anunciar na CES 2015 um produto que provavelmente vai atender todos os seus rigorosos critérios (e até superá-los): o Neoh.

A descrição desse produto é simples: “experiência de som de cinema todos os dias”. E não é para menos, já que o Neoh é capaz de virtualizar mais de 25 canais de áudio diferentes. Isso significa que, se o filme ou apresentação que você estiver assistindo tiver múltiplos canais de som, muito provavelmente todos eles vão ser reproduzidos por esse headset.

O “Oculus Rift” do segmento

Porém, a possibilidade de virtualizar vários canais de áudio não é o grande destaque do produto da 3D Sound Labs. O que mais chama a atenção no Neoh é a sua capacidade de rastrear os movimentos de quem usa o acessório e se comportar de acordo com essa movimentação.

Por exemplo: quando um som está sendo reproduzido a uma determinada distância, ao nos aproximarmos da fonte emissora, a tendência é que o passemos a escutá-lo com mais facilidade. É mais ou menos assim que o Neoh vai funcionar, permitindo que o som se comporte de maneira diferente à medida que o portador do headset se movimenta ou move sua cabeça.

A ideia parece ser muito bacana, mas ainda possui várias limitações. Essa brincadeira com o som, por exemplo, só pode ser realizada com um aplicativo específico da 3D Sound Labs desenvolvido para iPad. Porém, a tendência é que o Neoh passe a funcionar da mesma maneira para todos os dispositivos, cabendo ao conteúdo apresentar um formato compatível.

De acordo com os criadores do produto, qualquer vídeo carregado nesse app já faz o headset funcionar de acordo com o prometido pela companhia. Ainda em fase de desenvolvimento, a 3D Sound Labs planeja lançar o dispositivo em uma plataforma de financiamento coletivo para coletar fundos e viabilizar seu lançamento. De acordo com um dos envolvidos no projeto, o Neoh deve ser disponibilizado com preço inicial de US$ 299 (aproximadamente R$ 800 em conversão direta na cotação atual). E aí, ficou interessado?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.