Aerografite: o material mais leve do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Aerografite: o material mais leve do mundo

Imagem do aerografite capturada por microscópio especial (Fonte da imagem: Advanced Materials)

Tempos atrás, um material conhecido como aerogel ficou muito famoso no Tecmundo. Leve como o ar e forte como o aço, o invento ganhou até uma espécie de “primo”, graças à sua esquisitice: o ferrofluido. Agora, um novo integrante entra para essa turma bastante ímpar. Conhecido como aerografite, esse material chega a ser tão leve que é feito quase que inteiramente de ar.

Criado por pesquisadores da Universidade de Hamburgo e Universidade de Kiel, ambas na Alemanha, o aerografite tem densidade de 0,2 miligramas por centímetro cúbico, além de ser construído por rede de nanotubos de carbono. Apesar dessa aparência mais frágil, o novo material tem propriedades muito impressionantes. Para começar, ele pode ser comprimido a ponto de ficar cerca de mil vezes menor, voltando ao tamanho original quando liberado.

Mas a resistência do aerografite é a característica que mais chama a atenção. Apesar da baixa densidade, ele é cerca de 35 vezes mais resistente do que o aerogel e pode aguentar cerca de 40 mil vezes o próprio peso. Entre as possíveis aplicações práticas do novo material está a nova geração de baterias para dispositivos eletrônicos, que exige condutores elétricos cada vez mais compactos e leves.

Fonte: DVICE

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.