Novo botão 'like' do Facebook com reações deve aparecer em algumas semanas

1 min de leitura
Imagem de: Novo botão 'like' do Facebook com reações deve aparecer em algumas semanas
Avatar do autor

Não vai ser dessa vez que vamos conseguir o tão desejado botão "dislike" ou "não curti" no Facebook. É claro, seria mais um elemento para gerar intriga nas redes sociais e poderia trazer mais caos ainda para a internet. Pois ao invés disso, Mark Zuckerberg resolveu criar um botão "like" mais complexo para seu adorado filho, o Facebook.

A nova opção – que vocês já devem ter visto por aí – vai desconstruir o "like" em cinco categorias mais específicas: "Love" (amor), "Haha", "Wow" (o nosso famoso "uau!"), "Sad" (triste) e "Angry" (bravo). Uma sexta categoria, o "Yay" (algo como um "oba!"), havia sido testada mas a companhia decidiu removê-la por não considerá-la "universalmente inteligível".

Testado e aprovado!

O novo recurso já passou pela fase de testes em 2015 em alguns poucos países, como Irlanda, Espanha, Chile, Portugal, Filipinas e Japão, e deve estar disponível nos Estados Unidos e no resto do mundo muito em breve, segundo afirmou a empresa, "nas próximas semanas". Essas opções que especificam o like estão sendo chamadas pelo Facebook de "Reactions", reações, e vão aparecer como smiles animados para quem os envia e os recebe.

Nos dispositivos móveis como smartphones e tablets, você vai poder acessar esse novo recurso pressionando e segurando o botão "like". Assim, todas as opções são exibidas para o usuário, que deve escolher uma delas para agraciar a postagem. A mensagem que receber essas "reações" vai apresentar a contagem de cada uma delas assim como faz com a quantidade de "likes" e de compartilhamentos, por exemplo.

Apostando na mudança

Com isso, fica uma dúvida no ar: será que o Facebook, ao alterar o recurso mais famoso e utilizado nessa rede social, estará dando um tiro no pé com esse novo recurso? Aparentemente não, segundo fontes de dentro da empresa. Tudo foi devidamente testado, inclusive com a participação de sociólogos e outros especialistas na área, e as opções refletiram as reações mais comuns para refinar essa seleção final.

O que você espero dos novos botões de reações no "like" do Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Novo botão 'like' do Facebook com reações deve aparecer em algumas semanas