A Mozilla anunciou na noite de ontem (16/02) que a versão final do navegador da raposa será adiada novamente. Segundo Jay Sullivan, vice presidente da Firefox Mobile, existem ainda 22 bugs a serem resolvidos no Firefox 4 Beta, fazendo com que o lançamento oficial da versão, que estava marcada para fevereiro, ocorra apenas no final de março.

Sullivan ainda alerta que a versão final pode ser atrasada mais uma vez, caso a equipe encontre outros problemas considerados substanciais. A eliminação destes bugs não está ocorrendo tão rápido quanto a equipe da Mozilla esperava, porém, a versão 5 do navegador está marcada para aparecer até o final deste primeiro semestre. O projeto inclui mudanças na interface do programa e melhorias na navegação por abas.

O que mais chama a atenção na atualização é a integração do browser com aplicativos web. Desta forma, a Mozilla pretende transformar o Firefox em um tipo de navegador dedicado a sites específicos. Ao acessar endereços com conteúdo interativo, a guia do site receberia as principais funções daquela página.

Fonte da imagem: Reprodução/areweprettyyet.com

O sistema funcionaria da seguinte forma: caso o usuário esteja com o Twitter aberto, por exemplo, é possível criar um novo post sem a necessidade de abrir a página da rede social ou instalar qualquer add-on. Abas do Twitter receberiam ferramentas como “New Tweet”, “Direct Messages” e “Mentions”, enquanto o Facebook receberia “Events”, “Friends” e “News”.

Alguns sites de conteúdo jornalístico também passam a contar com funções exclusivas possibilitadas pelo navegador, como o acesso rápido às principais notícias ou assuntos em destaque no momento. O sistema deriva do Prism, disponível no Mozilla Labs.

Cupons de desconto TecMundo: