Nova mensagem no Facebook em nome da Receita Federal é malware disfarçado

1 min de leitura
Imagem de: Nova mensagem no Facebook em nome da Receita Federal é malware disfarçado

Atenção: há uma mensagem falsa circulando pelo Facebook em nome da Receita Federal pronta para pegar em cheio os usuários desatentos. A publicação possui um texto alarmante, acusando o usuário de ter o nome na Malha Fina da Receita Federal – um modo de chamar a atenção das pessoas e instalar programas maliciosos e vírus no computador da vítima.

A postagem é inteligente, já que possui um link para o site verdadeiro da Receita Federal e outro para baixar um arquivo no PC. É importante ressaltar que programas como o gerador do Imposto de Renda são obtidos diretamente no site da RFB e não através de outras páginas, muito menos por links no Facebook. Por exemplo, a publicação falsa traz um arquivo que está hospedado no Google Docs e que pode roubar dados importantes do usuário, sejam pessoais ou financeiros.

Apesar de a Receita Federal possuir um perfil oficial na rede social, esse não é um canal de atendimento ao contribuinte, já que o objetivo é estabelecer laços menos formais no relacionamento com as pessoas através de campanhas, dicas e mensagens de interesse da administração.

É importante ficar atento às mensagens no Facebook que não são provindas da página da Receita Federal, pois é muito comum que criminosos façam anúncios em nome de órgãos do governo para atrair mais vítimas. A Receita também não envia emails sem autorização do contribuinte e nem permite que parceiros ou conveniados façam o mesmo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.