Facebook: aprenda a usar o novíssimo recurso de pronúncia de nomes

2 min de leitura
Imagem de: Facebook: aprenda a usar o novíssimo recurso de pronúncia de nomes
Imagem: Apex Tribune
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Facebook está testando um novo recurso que é, no mínimo, curioso. Nos Estados Unidos (e exclusivamente por lá até o momento em que esta matéria foi escrita), usuários da rede social já podem contar com uma funcionalidade que lhes permite “explicar” para o site como é que se pronuncia o seu nome corretamente.

É isso mesmo. Depois de “aprender” a pronúncia certa, a plataforma passa a oferecer um arquivo de áudio público em seu perfil, para que amigos e visitantes possam saber também como chamá-lo sem engasgos. Novamente, trata-se de uma curiosidade boba, mas que pode se mostrar bastante útil dependendo da situação – afinal, quem nunca enrolou a língua para se referir ao amiguinho que nasceu na França, tem um pai russo e uma mãe chinesa?

De qualquer forma, há uma forma muito simples de experimentar desde já essa nova funcionalidade do Facebook, mesmo que ela ainda não tenha sido lançada de forma oficial no território brasileiro. Para isso, teremos que mascarar nosso endereço IP utilizando algum serviço de VPN, fazendo com que a rede social acredite que você está localizado nos Estados Unidos.

Como é que se fala?

A nossa recomendação é que, para dar prosseguimento a este tutorial, você instale o Hola em seu computador. Trata-se de um serviço de VPN gratuito, distribuído no formato de extensão para navegadores. Há uma versão para Google Chrome e outra para Mozilla Firefox. Vale observar, contudo, que essa é apenas uma sugestão do TecMundo, e o leitor pode utilizar o serviço de VPN de sua preferência.

Com seu endereço IP devidamente mascarado como sendo dos Estados Unidos, acesse o Facebook e faça login normalmente usando suas credenciais. Agora entre na janela de configurações da rede social. Na aba “Idioma”, troque a linguagem primária do site para “English (US)”. Naturalmente, se você já usava o serviço em inglês por qualquer motivo, este passo deve ser desconsiderado.

Agora acesse a sua linha do tempo e, em seguida, clique em “About” para abrir a página com informações de seu perfil. Agora visite a aba “Details About You”. Você notará que, além de dados que todo mundo já conhece (minibiografia, nomes alternativos e citações favoritas), há um novo campo chamado “Name Pronunciation”. Clique em “How do you pronounce your name?”.

Agora você precisa selecionar uma opção dentre as três que serão apresentadas em uma lista. Clicando no botão azul ao lado de cada alternativa, você pode escutá-las para fazer sua decisão. Caso nenhuma delas esteja correta, use o campo “Write your own” para escrever manualmente.

Para finalizar as configurações, você precisa “montar” o arquivo de áudio escolhendo uma pronúncia para seu primeiro nome e uma para o último nome. Novamente, você pode tanto selecionar uma opção sugerida quanto escrever por conta própria. Com tudo pronto, no campo “Preview”, confira novamente que a pronúncia correta está do jeito desejado e clique em “Save Changes”.

Pronto! Agora esse áudio ficará presente em seu perfil para visitantes e amigos, de forma que eles possam descobrir de forma fácil como pronunciar seu nome. Vale observar que agora você pode retornar normalmente para a língua portuguesa e desativar o seu serviço VPN: o áudio continuará lá, mas apenas usuários dos Estados Unidos poderão reproduzi-lo.

Quais funções você gostaria de ver no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.