Novos ícones do Facebook passam a destacar figuras femininas

1 min de leitura
Imagem de: Novos ícones do Facebook passam a destacar figuras femininas

Após apresentar um logotipo modificado, o Facebook continua a realizar algumas mudanças em sua identidade visual. Apresentados essa semana, os novos ícones utilizados pela rede social passam a dar destaque a figuras femininas, que finalmente receberam o tratamento igualitário que lhes é devido.

“Como uma mulher educada em um colégio feminino, era difícil não ler o simbolismo por traz do ícone atual; a mulher estava literalmente na sombra do homem, ela não estava em uma posição de se impor”, afirma a Gerente de Design Caitlin Winner em referência ao símbolo usado para solicitar pedidos de amizade.

“Minha ideia inicial era desenhar uma silhueta dupla, duas pessoas de tamanho igual sem uma linha clara indicando quem estava na frente. Dúzias de iterações depois, abandonei essa abordagem após falhar em produzir algo que não fosse uma besta mítica de duas cabeças. Acabei colocando a moça, ligeiramente menor, na frente do homem”, explica Winner em uma publicação na plataforma Medium.

“Como resultado desse projeto, estou bastante alerta a outros simbolismos”, afirma a designer. “Tento questionar todos os ícones, especialmente aqueles que nos parecem mais familiares”, finaliza. Ao menos no momento atual, a mudança visual — que também afeta o ícone de grupos — parece só ter sido realizada nas versões do Facebook para plataformas mobile.

Todo o projeto foi conduzido de forma individual por Caitlin, que não teve que pedir permissão ou relatar seu avanço a ninguém. Segundo ela, a prática é comum dentro da estrutura do Facebook. "De forma um tanto mágica, os novos ícones começaram a aparecer em novos produtos através da companhia e de nossas várias plataformas".

Como exemplo de uma atitude semelhante, ela cita o trabalho da designer Julyanne Liang e do engenheiro Brian Jew, que modificaram o ícone de notificação de forma a exibir corretamente a posição de cada usuário. Detalhe impercetível para muitos, o globo terrestre exibido no canto superior da tela muda conforme a região geográfica em que você está.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.