'Bug da Desciclopédia' no Facebook teria sido obra de brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: 'Bug da Desciclopédia' no Facebook teria sido obra de brasileiros
Imagem: YouTube

Na noite de ontem (25/06) o Facebook esteve apresentando um bug considerado bastante estranho pelos usuários. Na área de notificações, o botão de “Marcar todas como lidas” estava apresentando outro texto: “Fora PT volta Desciclopédia”, entre outras variações. Por conta do “Fora PT”, suspeita-se que o ataque ao Facebook que causou esse bug tenha sido obra de hackers brasileiros.

A rede social não confirma isso oficialmente, mas abriu uma investigação para encontrar mais detalhes sobre a forma como o site foi explorado pelos invasores. De acordo com um de nossos leitores, Higor Costa, essa falha durou apenas alguns minutos, e, em seguida, tudo voltou ao normal. Sabe-se também que apenas a versão em língua portuguesa foi afetada.

Não há registro de falhas mais graves no Facebook causadas por essa invasão, sendo que o site permaneceu no ar de forma estável durante todo o dia de ontem. Ainda assim, dezenas de usuários fizeram capturas de tela e publicaram no Twitter e na própria rede social de Mark Zuckerberg.

Para quem não conhece, a Desciclopédia é uma paródia humorística da Wikipédia tradicional, que traz artigos com informações distorcidas referentes à realidade. Você conferir a página aqui. Clicando no link, você pode inclusive ver a referência ao ataque na página inicial do site.

Possível explicação

Um de nossos leitores nos comunicou ter uma ideia do acontecido. Ele explica que o sistema de tradução da rede social teria sido burlado pela comunidade da Desciclopédia.

“O ataque funcionou assim: o grupo oficial da Desciclopédia no Facebook se reuniu para alterar as traduções das frases do Facebook. Como a equipe de tradução é bem pequena — e as traduções são inseridas por usuários voluntários e votadas por outros —, foi fácil para um grupo bem maior criar novas traduções e votar até conseguir mais votos do que as sentenças corretas. Muita zoeira, sim, mas é algo como ocorreu quando vários brasileiros floodaram a página do Zuckerberg com imagens”, disse Jefrey Santos ao TecMundo.

Claro que essa explicação não é oficial, e o Facebook não se pronunciou quanto ao assunto até o momento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.