O Facebook está atualmente testando um novo recurso que pode em breve ser incorporado na rede social. Trata-se de uma mensagem pré configurada e personalizada que serve como "status" para quem está longe do celular ou ocupado no momento e não pode responder, mas por algum motivo deixou a ferramenta ligada.

Esse recurso, que era utilizado nos primórdios do Facebook e até em mensageiros jurássicos, como o ICQ (o WhatsApp até tem algo parecido!), foi flagrado pelo The Verge em testes de países como Austrália e Tailândia. Ele é chamado de "sidebar status" e aparece junto com o seu nome e a sua foto em uma barra acessada ao deslizar o dedo para a direita no app oficial do Facebook.

Como funciona?

Deslizando a tela para a direita, a barra de status aparece no app

Na barra de status, você pode escrever coisas como "Estou estudando", "Cozinhando o almoço", "Já volto!" ou qualquer mensagem engraçada. Eles duram até 12 horas e podem ser modificados a qualquer momento. A lista mostra seus contatos favoritos (com quem o usuário mais conversa ou interage) no topo e, em seguida, os demais adicionados na rede social.

As mensagens não aparecem no feed de notícias e a privacidade (quem pode visualizá-la) pode ser configurada por você a qualquer momento. É possível também adicionar um local para deixar o status mais completo.

Por enquanto, não há indicação de que o recurso será aprovado pelo Facebook para virar uma ferramenta oficial do app. Entretanto, as chances são altas, especialmente depois que o app de mensagem foi separado, abrindo espaço para a chegada de mais funções.

Cupons de desconto TecMundo: