Facebook quer tirar as reportagens falsas do seu feed de notícias

1 min de leitura
Imagem de: Facebook quer tirar as reportagens falsas do seu feed de notícias
Imagem: Busted in acadiana

É comum ver notícias falsas sendo compartilhadas como verdadeiras apenas porque uma pessoa não prestou atenção no nome do site ou por ter acreditado em alguma promoção absurda. Depois de algumas curtidas e compartilhamentos, alguém costuma avisar que a história é falsa, mas o estrago já foi feito e o post já se multiplicou.

Isso seria uma reclamação constante dos usuários e, para tentar evitar esse problema, o Facebook adicionou uma função para permitir que as pessoas reportem uma notícia como falsa.

O post, diferente de fotos ofensivas ou violentas, não é removido. Ele apenas passa a mostrar um aviso indicando que muitas pessoas no Facebook informaram que a história contém informações enganosas.

“Compartilhe e ganhe prêmios!”

O algoritmo que determina quais posts serão marcados com a notificação é definido pela quantidade de pessoas que reportaram a notícia como sendo falsa e também a quantidade de pessoas que deletou a postagem depois de perceber que era uma farsa da internet.

Além de evitar que usuários acreditem nas histórias publicadas por sites isentos de verdade, essa medida tomada pela rede social também evita os milhares de compartilhamentos de promoções falsas.

Os anúncios de promoção costumam prometer prêmios para pessoas que apenas compartilham o post, criando uma bola de neve, poluindo o Feed de Notícias e tirando a atenção das coisas que realmente poderiam ser interessantes no Facebook.

Piada x Farsa

As páginas de humor que deixam claro que o post é apenas uma sátira, como o site The Onion, não devem ser afetadas – somente aqueles que não deixam claro que a notícia é falsa ou que propositadamente induzem o leitor ao erro.

Segundo o Facebook, apenas alguns sites que estão frequentemente postando farsas e scams serão afetados e vão sofrer uma redução na distribuição dos posts por conta da relevância das notícias.

Como é uma função curada pelos usuários, vamos ver como isso vai se desenrolar nos próximos meses e se o bom senso de quem acessa o Facebook vai prevalecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.