Facebook libera alguns de seus códigos de IA para uso público

1 min de leitura
Imagem de: Facebook libera alguns de seus códigos de IA para uso público

A inteligência artificial é uma das maiores dificuldades do universo da tecnologia. Nos últimos anos, empresas como Google, Microsoft, Facebook e outras gigantes têm laboratórios imensos de ponta com equipe especializada para toda sorte de testes. Hoje, o laboratório de inteligência artificial do Facebook está lançando um novo código para otimizar um novo tipo de software de inteligência artificial em que está trabalhando.

Basicamente, o novo processo pode acelerar algoritmos de inteligência da máquina em até "23 mais vezes que o normal", de acordo com a pesquisa do Facebook. A parte legal é que o código prévio estará disponível para quem quiser utilizá-lo! Para um laboratório bem equipado como o da rede social, isso certamente não afetaria a empresa em nada. O código pode ajudar apps de menor porte ou que precisem de uma infraestrutura maior a deslancharem.

Algoritmos para reconhecimento de imagens e vídeos

O algoritmo do código é especialmente útil para reconhecimento de pessoas ou objetos em imagens e vídeos. Sabe aquele quadradinho que o Facebook automaticamente delineia em torno do rosto de pessoas em fotos que você sobe? Pois é, isso vem da inteligência artificial da rede social.

O novo código permitiria que o mesmo trabalho de processamento seja feito significativamente com mais rapidez e mais barato do que o código disponível anteriormente. Proporcionalmente, a economia é considerável: um centavo gasto agora em tempo de servidor equivale a um dólar gasto anteriormente para a mesma tarefa. Para uma startup tentando capturar objetos ou rostos em fotos e vídeos, essa diferença pode ser absurda.

Os especialistas avaliam a iniciativa como uma extensão muito válida. “Sempre que você lida com um laboratório assim, seja na Google ou no Facebook, a questão: é qual extensão fará parte da comunidade acadêmica e, você sabe, jogar limpo com os outros? Com isso, eles [o Facebook] estão colocando algo em risco e dizendo que serão parte dessa comunidade”, analisa Oren Etzioni, CEO do Instituto Allen para Inteligência Artificial.

Como utilizo o tal código?

O software estará disponível na biblioteca Torch, que serve como um ambiente open-source para desenvolvimento de inteligência de máquinas. O Torch é amplamente utilizado para pesquisas no meio acadêmico, bem como por companhias como Google, Twitter e Intel.

Com esse compartilhamento de suas ferramentas, o Facebook espera otimizar o progresso em todo o cenário de pesquisas sobre inteligência artificial – além, é claro, de utilizar esses benefícios a seu favor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.