Facebook: como salvar postagens de sua timeline para ler depois

2 min de leitura
Imagem de: Facebook: como salvar postagens de sua timeline para ler depois
Imagem: Facebook

Se você é daqueles que acessam o Facebook diariamente, é comum se deparar com alguma notícia, matéria ou link interessante. No entanto, nem sempre é possível ler esse tipo de conteúdo pela falta de tempo. Assim, essas postagens ficam para depois.

Na prática, esse “depois” pode ser “nunca”. E, apesar de manter a sua base de usuários envolvidos com novos recursos e funcionalidades, até hoje o Facebook ainda não ofereceu uma ferramenta para salvar esses posts como se fossem “favoritos”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como a rede social ainda não oferece um meio oficial para isso, felizmente há recursos disponibilizados por terceiros. Esse é o caso da extensão Facebook Favorites (usada nesse artigo), para o navegador Google Chrome, que permite que você salve posts do Facebook e os leia mais tarde. Funciona como um “Pocket” para o Facebook.

Assim, você pode abrir a rede social rapidamente no trabalho, por exemplo, quando o tempo para esse tipo de atividade é mais curto, dar uma olhada rápida nas postagens dos seus amigos e salvar aquilo que acha interessante para acessar à noite, quando estiver em casa ou mais desocupado.

A instalação desse plugin é extremamente simples. Quando você clica no link para realizar o download, será redirecionado para a Chrome Web Store. Lá, basta clicar no botão “Added to Chrome” e esperar alguns segundos para adicionar a extensão no seu navegador.

Salvando os seus posts favoritos

Depois de ter instalado a extensão, atualize o seu feed de notícias do Facebook. Ao fazer isso, você vai notar um novo botão “favorito”, ao lado das opções de “Curtir”, “Comentar” e “Compartilhar”. Ao clicar nesse botão, o post será salvo automaticamente, permitindo que você possa acessá-lo sempre que for necessário, sem a necessidade de procurar manualmente por ele através de seu feed.

Novo botão é adicionado

Para acessar as mensagens salvas posteriormente, você pode clicar no ícone na barra de ferramentas “favoritos” do Facebook, localizado ao lado da barra de endereços do navegador. A nova guia que se segue exibe todas as mensagens que foram salvas por você. Também é possível navegar por elas rapidamente através da lista gerada, e cada link acessado abre em uma aba separada.

A lista organizada

Essa opção oferece uma visualização rápida e simples de todos os itens salvos. Também há uma caixa de busca que é muito útil quando a sua lista de favoritos tiver um bom número de itens, bem como a opção de remover os indesejados.

Você também pode apagar rapidamente todos os favoritos clicando no botão “Clear cache”. Isso remove todas as mensagens que foram salvas anteriormente. Por isso, tome muito cuidado para não clicar acidentalmente neste botão. Para finalizar, a ferramenta conta com integração com o app Pocket. Assim, se você já utiliza esse serviço e o aplicativo para dispositivos móveis, poderá organizar todo o conteúdo favorito em apenas um local.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.