Pesquisa: ficar dois dias sem postar no Facebook é prejudicial à autoestima

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa: ficar dois dias sem postar no Facebook é prejudicial à autoestima

Abstinência do Facebook pode piorar sua autoestima

Você é uma daquelas pessoas extremamente ativas nas redes sociais? Gosta de comentar e publicar novos conteúdos no Facebook? Se sua resposta foi “sim”, fique sabendo que a abstinência de apenas dois dias da rede social de Zuckerberg pode trazer alguns efeitos negativos para sua autoestima. O veredicto foi dado por uma pesquisa feita na Universidade de Queensland, na Austrália, que analisou o comportamento de dois grupos de pessoas ao interagir no Facebook.

Uma das experiências permitia que os integrantes de um dos grupos postassem coisas na rede social em questão enquanto os demais poderiam apenas observar os status e conteúdos publicados pelos amigos. Observando o comportamento dos dois grupos, constatou-se que o segundo grupo teve impactos negativos no bem-estar dos seus integrantes.

Mais tarde, os dois grupos foram unidos. Todos os participantes receberam contas anônimas e foram instruídos a postar o que quisessem na rede social. O que eles não sabiam é que metade desse novo grupo recebeu contas que não permitiam comentários em suas postagens, enquanto os demais não tinham essa limitação. Para analisar os resultados, questionários foram aplicados e os pesquisadores concluíram que os usuários que não podiam receber comentários se sentiram excluídos da experiência, relataram sentirem-se invisíveis e com baixa autoestima.

Apesar de pouco detalhada, a pesquisa foi publicada no periódico inglês Daily Mail, conhecido pelos exageros que costuma fazer em relação a uma diversidade de assuntos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.