Facebook muda linha do tempo para mostrar artigos de qualidade

2 min de leitura
Imagem de: Facebook muda linha do tempo para mostrar artigos de qualidade

O Facebook anunciou que o seu sistema de atualização do feed de notícias deve ganhar algumas alterações nos próximos dias. De acordo com algumas publicações norte-americanas, a ideia da companhia é refinar melhor o que será exibido na linha do tempo dos usuários, dando mais destaque às “publicações de qualidade”.

Isso significa que o compartilhamento de memes e coisas do gênero deve começar a ficar em segundo plano na rede social. Segundo a empresa, essa mudança no algoritmo visa mostrar às pessoas o que elas querem ver.

Essa alteração deve atingir principalmente a plataforma móvel do site. Com isso, quem costuma ler a sua timeline do Facebook no smartphone encontrará um conteúdo diferenciado daquele que normalmente é visto na plataforma web acessada pelos PCs.

Menos memes, mais conteúdo

Uma das principais mudanças nesse sentido é o fato de que o Facebook deve começar a mostrar muito mais os conteúdos compartilhados – e que tenham links de acesso a notícias e artigos. De acordo com a empresa, dados recentes de navegação dos usuários vêm mostrando que a galera curte ler artigos no site, preferindo três vezes mais as notícias do que as fotos de gatinhos fofos.

Links poderão ser sugeridos (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Em uma postagem, a empresa explica: “Nossas pesquisas mostram que, em média, as pessoas preferem links para artigos de alta qualidade que falam sobre eventos, seus times de esportes favoritos e interesses compartilhados do que ver o último meme”.

Assim, quando um artigo for acessado na página, além de isso aparecer com mais frequência na linha do tempo dos seus amigos, o Facebook pode sugerir links que tenham a ver com o texto em questão. Além disso, essa postura seria mais um passo na queda de braço entre o Facebook e o Twitter, tudo para competir pelo posto de rede social que mais encaminha usuários para a leitura de conteúdos em sites especializados.

Não siga seus amigos chatos

Outra mudança que vem chegando ao Facebook é o novo botão de “Unfollow”. A ferramenta permite que você não tenha que acompanhar mais as postagens de algum pentelho que fica enchendo a sua linha do tempo com coisas que você não tem interesse.

Vale destacar, entretanto, que essa opção não é algo novo na rede social. Isso porque já é possível não acompanhar as postagens de alguém – basta desmarcar a alternativa “Mostrar no feed de notícias”. Ao que tudo indica, como essa ferramenta não é muito conhecida por boa parte das pessoas, o Facebook quer ajudá-las na hora de refinar ainda mais os conteúdos vistos em suas linhas do tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.