Facebook: como desativar o perfil de usuário que faleceu

2 min de leitura
Imagem de: Facebook: como desativar o perfil de usuário que faleceu

Como uma maneira respeitar os sentimentos dos usuários que têm amigos ou familiares falecidos com páginas de perfil na rede social, o Facebook providencia soluções para remover contas ou transformar a linha do tempo de uma pessoa querida que faleceu em um memorial para mensagens e homenagens.

As informações detalhadas sobre essa opção especial podem ser encontradas na central de ajuda da rede social, dentro da janela de gerenciamento de conta.

O Facebook fornece explicações sobre como proceder para solicitar a exclusão de uma conta ou pedir para que a linha do tempo seja modificada para o formato memorial.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A proposta de transformar a conta de uma pessoa falecida em memorial é proteger a privacidade do usuário. O histórico de publicações na linha do tempo permanece visível ao público, mas a conta não permite que novos amigos sejam adicionados e o perfil não aparece mais no recurso “Pessoas que você talvez conheça”.

Um espaço virtual para homenagens

Com a opção memorial, a página se consolida como um espaço virtual para amigos e familiares prestarem homenagens para o usuário. Dependendo de como o memorial for configurado, as pessoas podem compartilhar recordações na linha do tempo. Mensagens privadas também podem ser enviadas para a conta da pessoa falecida.

O Facebook tem uma política séria de proteger a privacidade dos usuários e não fornece informações de acesso das contas de pessoas falecidas. A rede leva em consideração apenas solicitações enviadas por representantes autorizadas e com ordem judicial. O Facebook também não permite criar uma linha do tempo em memória a uma pessoa já falecida. Para quem deseja criar um espaço para homenagear um ente querido, a rede social recomenda que você crie uma página para este fim.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para informar a rede social sobre o falecimento de um amigo ou parente com conta ativa de perfil, você pode preencher um formulário e solicitar que a conta seja removida ou transformada em memorial. A página com essa documentação pode ser acessada neste endereço, dentro da central de gerenciamento de conta.

Os campos de preenchimento são simples e diretos. Você precisa informar o seu nome completo e grau de parentesco com a pessoa falecida, além de copiar o link URL da linha do tempo, o endereço de email de cadastro e o nome da pessoa falecida.

Como medida de segurança e verificação, é necessário enviar algum tipo de documento que comprove a autenticidade das informações. O arquivo pode ser enviado diretamente por essa página e pode ser uma cópia digitalizada da certidão de óbito.

Caso a sua conta seja transformada em memorial por engano, o Facebook disponibiliza um formulário especial, que você pode acessar neste endereço aqui, para informar os dados da sua conta e reativar a sua linha do tempo normalmente. A rede social informa ainda que todas as solicitações de remoção ou transformação de conta em memorial são analisadas uma a uma e que nem sempre os pedidos são atendidos imediatamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.