(Fonte da imagem: Hoax-Slayer)

O crescimento de popularidade do Facebook transformou a rede social no mais novo alvo de hackers em busca de informações confidenciais.  Segundo informações publicadas pelo site Hoax-Slayer, mensagens de email falsas (supostamente enviadas pela administração do serviço) afirmam que, caso um determinado link não seja acessado, todas as informações referentes à conta de quem o recebeu serão apagadas em 24 horas.

Caso a pessoa acredite na mensagem e clique no endereço, será enviada para uma página onde deve preencher nome, número de cartão de crédito e outras informações pessoais, que seriam usadas para impedir que a conta fosse apagada. O golpe, conhecido como “phising”, é um velho conhecido da internet, e costuma ser usado principalmente por falsários que tentam roubar dados referentes a contas bancárias.

Prejuízos financeiros

Ao ter em mãos  as informações de login usadas no Facebook, os golpistas adquirem a capacidade de espalhar mensagens falsas para um maior número de pessoas. Já as informações referentes a dados bancários são usadas para realizar transferências e compras, resultando em grande prejuízo financeiro.

(Fonte da imagem: Hoax-Slayer)

As mensagens enganam por usar o mesmo layout que a rede social - porém, basta observá-las atentamente para detectar vários erros de escrita e perceber que o endereço enviado nada tem a ver com o Facebook. O Hoax-Slayer afirma que não se deve clicar em nenhum link suspeito e lembra que os administradores da rede social nunca pedem aos usuários que enviem suas senhas ou dados bancários para continuar utilizando o serviço.

Cupons de desconto TecMundo: