Revelado durante a conferência F8, que acontece nos Estados Unidos, o Facebook está desenvolvendo um helicóptero pequeno para levar internet a áreas de difícil acesso. Chamado de "Tether-tenna", o Facebook comentou que o aeromodelo vai fornecer infraestrutura "instantânea" em "momentos de crise".

"É voltado para situações nas quais uma implementação rápida é necessária, como ocorre durante desastres naturais, quando infraestruturas são danificadas ou destruídas e alguns cabos de fibra ainda funcionam", disse Yael Maguire, do Facebook Connectivity Lab. "Quando finalizada, essa tecnologia será capaz de ser implementada imediatamente e operar por meses para levar conectividade em casos de emergência".

Para funcionar, o helicóptero vai se conectar ao cabo de fibra e eletricidade local. Então, ele sobe algumas centenas de metros em linha reta para transmitir o sinal. O "Tether-tenna" está nos estágios iniciais de desenvolvimento e ainda não há uma data certa para ele começar a operar oficialmente.

Tether-tenna

Você pode acompanhar uma nota completa sobre o "Tether-tenna" no blog oficial do Facebook.

Cupons de desconto TecMundo: